segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cântico das Criaturas


 

Cântico das Criaturas (cântico do irmão sol)

(São Francisco de Assis 1225)

Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor, teus são o louvor , a glória, a honra e toda a bênção. A ti, somente, eles convém e ninguém é digno de dizer o teu nome.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e que, com a sua luz, nos ilumina. Ele é belo e radiante, com grande esplendor de ti, Altíssimo, e a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e pelas estrelas, que no céu formaste, clara, preciosa e belas.

Louvado sejas ,meus Senhor, pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e por todo o tempo, pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, útil e humilde, preciosa e casta.

Louvado seja, seja meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual ilumina a noite. Ele é belo e alegre, vigoroso e forte.

Louvado  sejas, meu Senhor, pela nossa a mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos, flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam pelo teu amor e suortam as enfermidades e tribulações. Bem-aventurados os que as suportam em paz, pois, por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual nenhum homem vivente pode escapar. Ai daqueles que morrem em pecado morta! Felizes os que ela achar na tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei o meu Senhor, dai-lhe graças e servi-o com grande humildade deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário