quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fraternidade e Vida no Planeta


TEMA: FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA - LEMA: 

A CRIAÇAO GEME AS DORES DO PARTO

A CF-2011 nos convida a encarar seriamente a responsabilidade humana em relação ao futuro da vida no planeta Terra, a casa comum da grande família humana. O fenômeno do aquecimento global, entre outros, estão deterioração o ambiente da vida na Terra.

Temos dois motivos de fundo religioso: 1O - O tratar bem a natureza, cuidando bem do pedaço do planeta que ocupamos, está ligado à nossa fé no Deus Criador do Céu e da Terra.

2O - Nossa fé diz que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, confiando-lhe o cuidado do “jardim da vida”.

Antes de remediar a ecologia do nosso planeta cuidando do “jardim da vida”, gostaria de colocar um desafio de foro pessoal e íntimo!

Como vai nossa ecologia humana e social?  Que valores são cultivados pela nossa sociedade?                 Absorvemos diariamente milhares de informações negativas e destrutivas das mídias, que vão minando e destruindo nossa consciência moral e ética.

Como anda nossa ecologia pessoal?   Como alimento minha mente e intelecto, imaginações e desejos que poluem minha vida íntima?

Em minha alma e consciência, quantos fardos pesados e inúteis fico arrastando durante a vida, preocupados com tantas coisas, até cairmos na depressão?

“É preciso abrir a mente e o coração para o forte apelo que ressoa no tempo da Quaresma, ao convite de Jesus:                             ‘Convertei-vos’!”

Esta audácia de rever o conjunto do desenvolvimento praticado na sociedade mundial vai revelando a crise cultural e moral do homem contemporâneo. Os sintomas estão se manifestando por toda parte. Os esforços precisam se multiplicar, em programas grandes; regionais, nacionais e internacionais; e miúdos, de nível pessoal e íntimo, para que ocorra uma profunda renovação cultural e espiritual.        ‘Convertei-vos’!”

O remédio para a crise ecológica não pode ser simplesmente aplicado na natureza. É preciso redescobrir aqueles valores que constituem o alicerce e rocha firme para construir um futuro melhor para todos.                        ‘Convertei-vos’!”

As tentações do Evangelho mostram a felicidade ilusória do pecado que rompe a paz.

Procuremos entender as três tentações que o Diabo fez a Jesus. Elas representam a maneira errada de se relacionar com as quatro grandes realidades: com as coisas da natureza, com Deus, com as pessoas e consigo mesmo.

1º- "Diz a estas pedras que se transformem em pão":  é denunciado o modo errado de se relacionar com as realidades materiais. A Quaresma é tempo de revisão de vida e de conversão.

2º - "Lança-te daqui abaixo:" é a tentação de exigir de Deus sinais do seu amor, mediante graças e milagres.  Em cada situação, feliz ou dolorosa, devemos rezar, sem esperar que Deus nos trate de forma diversa da que tratou o seu amado Filho Unigênito.

3º - "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares": é a tentação do poder, do domínio sobre as outras pessoas.  O desejo do poder é tão forte, que até mesmo quem é pobre é tentado a dominar quem é mais fraco do que ele.

São tentações para curvar-nos diante de falsos deuses: grandeza e poder, status social, ser servidos em vez de servirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário