sábado, 4 de abril de 2015

Receita de saúde


Norma Corbellini Zanatta (receitas de saúde)

Para curar anemia

½ beterraba grande ou média

2 cenouras médias Receita de

1 laranja

1 colher mel

6 folhas de espinafre

Modo de fazer. Passar no liquidificador

 

Figo em calda

1 – Apanhar os figos com cabinho verde, colocar numa panela, dar uma pré cozida e quando mudar de cor esfriar. Colocar no freezer 2 dias para congelar, tirar e colocar numa bacia de água  que sai a pele.

2º Momento: fazer uma calda 800grs de açúcar por 1 kg de figo. Quando a calda estiver pronta colocar os figos cortando uma cruz na bunda dele, que é para entrar a calda, e deixar ferver até engrossar a calda. Fazer as compotas.

 

Massa de tomate

1º Colha  tomates bem maduros, corta ao meio e tire a semente e água, depois deve ser moído. Colocar numa peneira e deixar escorrer. Depois de coado colocar numa panela e ferver até engrossar, e colocar uns grãos de sal. Após colocar num vidro em banho-maria para ser  guardado.

Para curar Hemorroidas

1 punhado de folhas de laranjeiras, colocar na bacia, colocar água fervendo sobre as folhas, que fique bem forte. Colocar 3 colheres de sopa de açúcar e 4 de sal. Enquanto a água estiver bem quente fazer com o vapor, quando a água estiver morna fazer banhos de assento até a água ficar fria.

Fazer banho todos os dias se possível até 2 vezer ao dia, quando for o caso grave.

 

Para curar reumatismo

Chá para tomar

1 punhado de salsaparrilha caseira

1 folha de abacate

7 folhas de macega

Modo de fazer:

Colocar a água a ferver numa panela, quando ferver deligar o gás, colocando em seguida o chá na panela e tapar até esfriar.

Como tomar:

Tomar 8 dias e parar por 8 dias, frio e doce.

 

Chá para fazer banhos

Pegar folhas de nogueira comum, ferver bastante com sal, após fazer banhos ou compressas quentes. Não apanhar vento.

 

Cachaça com arnica

Pegar cachaça com arnica e esfregar a noite antes de deitar.

Águas termais

Fazer banhos com o barro e a água mineral. Tome bastante água

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque para ferver. A soda comece colocando aos poucos quando começa a ferver. Deixe esfriar e cortar em pedaços para secar e começar a usar.

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Obs: No lugar do breu coloca-se, palha de milho, ou figo da índia (tuna), unha de porco.

São a frio 

(Irmãs de são José de Chambery Garibaldi)

4 kg de gordura

10 litros de água morna

1 kg de soda

1 g de farinha de milho

Omo ou sabão em pó

Modo de fazer:

1º derreta o sebo

2º derreta a farinha na água e coloque dentro do sebo

Mexa por 40 minutos

Sabão de abacate (Irmãs de são José de chambery)

12 kg de massa de abacate

1kg de sebo derretido

1 kg de soda

1 punhado de sabão em pó

Modo de fazer:

1º passar a massa do abacate numa peneira

2º Derreta o sebo somente que fique morno

3º Junte a massa com o sebo e a soda, acrescentar o sabão em pó.

Modo e fazer: Mexa 40 minutos. Obs: Esse sabão é feito a frio, deixar na lata ou caixa plástica (monobloco) até o dia seguinte, para ser cortado em pedaços.

 

São a frio

Irmãs de São José de Chambery, Garibaldi –RS)

6 kg de sebo derretido

1 kg de soda

½ kg de breu ou 1 kg de farinha de milho

3 bolinhas de naftalina

½ sabão comprado (gaúcho)

18 litro de água, bem quente, quando chia

Sabão em pó

Mexa por 40 minutos sem parar

 

Sabão de abacate (globo rural)

6 abacates médios

½ kg de soda escamas

2 ½ kg de sebo derretido

½ kg de breu

Modo de fazer: Cozinhar por 30 min até derreter. Deixar 24hs caixa. Cortar em pedaços

 

Sabão caseiro

Terezinha Cervelin (caxias do sul)

1kg  de soda

4kg de sebo derretido

12 litros de água

½ kg de farinha de milho

1 xícara de sabão em pó

2 bacias plásticas.

Modo de fazer: Desmanchar a soda em 6 litros de água fria na bacia plástica.  Desmanchar a farinha de milho em 6 litros de água fria. Aqueça o sebo, misture com soda mexendo sempre. Misture água com a farinha e sabão em pó, continue mexendo por 30 minutos. Deixar repousar  na bacia, no outro dia vira-se a bacia (emborcar) e corta-se em pedaços.

 

Para curar a tosse

Dorcelino Souza

Bastante agrião

6 pés de mestruço com a raiz

1 punhado ou mão bem cheia de canela e cravo

1 nosnoscada grande sendo pequena 2 cortada em pedaços

2,5 litro de vinho branco ou água

½ kg de açúcar ou conforme o gosto

Modo de fazer: Ferver dois dias e depois coar espremento bem deixando o pano expremento bem. Guardar na geladeira se quente colocar tampa leve  por cima. Se for frio não precisa colocar na geladeira.

 

Sabão

Missaggia (Garibaldi)

5 kg de sebo

1 kg de soda

250 grs de breu ou ½ kg

20 litros de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque a ferver até que tudo fique derretido. Deixe descansar e no dia seguinte se não tiver água no fundo, corta-se e põe para secar.

 

Receita de cera

Ir Inês Zavarise (I.C.M) Belém Novo

1kg de cera ou 200gr

1 kg de parafina ou 200 gr

10 litros de querosene ou 2 litros

Modo de fazer: Derreter a cera e a parafina juntas, depois retirar do fogo e ajuntar um punhado de papel plástico fino(saquinho de carne) levar ao fogo novamente para derreter. Tirar do fogo para misturar a querosene, mexer por 15 minutos por aí. Deixar descansar 12 horas antes de usá-la. Fica muito legal.

Obs: Todo cuidado é pouco pois são produtos inflamáveis.

Sabão fervido

Receita da Pascila Ficagna e Clementina Ficagna

5 kg de sebo

18 litro de água

1kg de soda

1kg de breu

Modo de fazer: Ferver até que tudo estiver diluído.  Deixar descansar e no dia seguinte cortar em pedaços.

 

Sabão a frio

5kg de sebo

5 litros de água morna

3 litro de suco de limão

1 kg de soda

Modo de fazer: Derreta o sebo e acrescente acrescenta água morna, e o suco de limão frio, a soda vai aos poucos 45 minutos está pronto. Não precisa desmanchar a soda.

Sabão a frio (Noemia)

1 litro e meio de água

½ kg de soda desmanchar

2 litros de álcool misturar

2  ½ de de banha ou óleo esquentar

Dá 17 pedaços.

Deixar até endurecer.

 

Sabão de Glicerina (lurdes Dalmolin)

5 kg de gordura

4 litro de álcool

2 litro de água

1 kg de soda bel

Modo de fazer: Por o álcool na caixa e a gordura quente, junto e mexer. No balde  por água  por junto  devagar e mexer por 10 minutos está pronto o sabão

Divisão e constituição dos alimentos

Valor nutritivo: O alimento é uma das triviais necessidades do ser humano. Dividem-se portanto em:  a) plástico, b) energéticos, c) reguladores: São alimentos plásticos: água, sais minerais, proteínas (promovem e recuperam). São alimentos energéticos: o oxigênio, os hidratos de carbono e as gorduras (fornecem calorias) São alimentos reguladores. As vitaminas regulam as funções.

Alimentos Plásticos Água- elemento à vida. O homem adulto deve ingerir por dia mínimo 3 litros de líquidos, quer  contidos a forma de bebida ou nos alimento de origem vegetal ou animal.

Sais: Elemento necessário à vida. O homem adulto deve ingerir por dia, digo para a formação das células e o funcionamento dos órgãos 2 litros de água. São encontradas nas verduras, frutas em geral, carnes, vísceras etc.

Cálcio: Forma os ossos e dentes. É muito importante durante a gestação e a infância. A falta do cálcio pode determinar para de crescimento, lesões esqueléticas e cáries dentárias. Fontes: Leite e seus derivados, carurá, brócolis, couve, cacau, os sucos de frutas.

Ferro: O Ferro entra na formação dos nossos tecidos e assegura, sangue de boa qualidade, bastante vigor e um coração sadio. A falta de ferro provoca anemia. Fontes: Aveia, bacalhau, acelga, ervilha, espinafre, feijão preto, farinha de soja , patê de fígado, fígado de boi, ovos, músculos, lentilha, ameixas pretas, radici etc.

Fosforo: O fosforo desempenha ao lado do cálcio papel importante na formação dos tecidos do sistema nervoso e a memória. A falta de fósforo no organismo produz o esquecimento o nervosismo. Fontes: arroz, camarão, carnes, carnes em geral, castanha, feijão prêto, milho verde, nozes, leite, ovos, ervilha, lentilha, etc.

Iodo: O iodo, apesar de se encontrar no nosso organismo em quantidades significante não deixa de ser grande e ter seu valor no mesmo. Sua falta provoca o papo, além de outras moléstias do fator grave. Fontes: banana, fígado, peixes de qualquer espécies frutas e agrião, etc.

Cloreto de sódio ou sal – a falta prolongada provoca diminuição da atividade mental, náuseas e cansaço.

Proteínas: Restauram no organismo as células orgânicas necessárias para manter a vitalidade do homem. A falta provocará a destruição do organismo lenta ou brusca. As proteínas animais ou de alto valor ou ainda completa encontram-se: leite e seus derivados, ovos carnes, vísceras e miúdos. Vegetais, feijão seco, lentilhas, ervilhas, favas e soja. A soja é o único vegetal que contém  proteínas completas. As proteínas vegetais em combinação com os animais formam ótima fonte de alto valor nutritivo como: canjica com leite, espinafre com ovos, feijão com costela de porco, risoto com miúdos.

Alimentos energéticos

Oxigênio: Existe no ar, sem oxigênio não é possível a vida, por isso devemos manter as casas bem ventiladas.

Hidrato de carbono: Elementos geradores da energia. O combustível queimado quando exerce alguma atividade. Fornecedor de calorias. Falta: mau funcionamento do estomago, coração, intestinos e falta forças.

Fontes:  melado de cana de açúcar, beterraba, farinha de trigo, batata doce, batata inglesa, aipim, arroz, mel , pão, feijão preto, aveia, milho, centeio, etc. Nota: centeio é usado para diabetes no lugar de farinha de trigo

Gorduras:  Elemento de reserva de energia. Fornecedor de calorias. A falta das mesmas provoca irritabilidade no sistema nervoso e o mau funcionamento dos intestinos. Fonte: manteiga, banha, azeite, óleos e gordura em geral, vegetal, soja e abacate.

Alimentos que fornecem 100 calorias

Açúcar  2 colheres                Batata ½ xícara

Biscoito 4                               creme ¼ de xícara

Leite ½ xícara                        ovos 1

Pão 2 fatias regulares          queijo  1 fatia regular

Manteiga 1 colher                nozes 8

Vegetais verde qualquer tipo

 

Alimentos reguladores vitaminas

Nome dado a vários substâncias encontradas em muitos alimentos o que  são indispensáveis ao funcionamento normal do organismo, carbono em pequenas quantidades. São denominadas pelas letras:

 Vitamina A, sua falta durante muito tempo provoca perturbações múltiplas no organismo, como doenças nas vistas, distúrbios, respiratórios, afecção cutânea, no crescimento, e aborto. Fonte: manteiga fresca, gema, leite, cenoura, tomate, agrião, melão, abobora, pimentão, couve, mamão etc...

Vitamina B: também chamada de complexo B e divide-se em:

B1 – Sua falta provoca Biri-Beri ou poliomielite, paralisia dos pés e das pernas com um desgaste ou atraso, digo, atrofia dos músculos dos braços. Tendo resultado de perturbação dos nervos, que governam os braços e as pernas. Outro sintoma é o grande aumento do coração ou ainda dificuldade respiratória. A falta desta vitamina pode provocar perda de apetite, peso e o mau funcionamento dos órgãos digestivos. Fonte: ervilhas, laranjas, abacaxi, espinafre, batata, couve-flor, cenoura, uva, amendoim, leite, gema, carne e principalmente verdura.

Vitamina B2:  Promove crescimento e o impede a catarata. Sua flta origina doenças dos olhos, pele áspera e seca, sofrimento do aparelho digestivo. Fonte: Bife de fígado, nabo, espinafre, peras, ovos, cebola, abacaxi, ervilha, pimentão e leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário