terça-feira, 9 de agosto de 2016

Dia do pai


Dia do Pai –  Segundo domingo de  agosto

 Oração do filho

 No dia do papai, eu queria, meu Deus agradecer o pai que me destes. Para que ele continue ser em minha vida uma presença constante. Quando eu estiver longe dele, ou mesmo ele descansando ao teu lado Senhor, que eu o sinta sempre perto de mim. Sua voz seja feita de conselhos másculos e honestos a me abrirem caminhos do meio de homens que usam a desonestidade e que trabalham com a mentira,. Que seu exemplo de homem capaz o mantenha sempre de pé quando os demais ao seu redor, caem por terra dobrados pela vaidade e pela desgraça moral, o exemplo forte de meu pai bom e honesto me ajude a manter-me no bom caminho. Que sua mão calejada e firme, paterna e amiga, me recorde sempre, que as energias acumuladas dentro de mim devem passar aos outros. Que a mão estendida descançando no ombro da esposa e na cabeça dos filhos é o gesto de amor confortante dando sentido a uma vida de dedicação e trabalho Que sua posição de joelhos de mão posta, seja como livro aberto a ensinar, que o homem de verdade não pode contar somente com suas forças e capacidades físicas. Ele precisa também de Deus, que é a fonte de toda paternidade verdadeira. Que sua serenidade diante dos tempos da vida, me ensine a ter muita esperança; que sua compreensão para com os outros, cheios de defeitos, me ensine a caridade, que a calma nos momentos de perigo me ensine a coragem; que seu esforço em construir o bem entre os homens me ensine a construir também um mundo que Deus nos ensinou a construir com muita humildade. Se assim for, terei diante de mim, um homem que ama e trabalha, que sofre e reza. Que compreende e ajuda. Um homem que se levanta todos os dias para ir à busca do pão para os seus; que sabe sorrir mesmo quando os problemas lhe queimam a alma. Que sabe estender a mão em gesto segurança, mesmo quando a insegurança lhe faz tremer os passos. Um homem que me ajude a ser gente, me dê muito orgulho em tê-lo como pai. Senhor meu Deus, se tudo isso não está em meu pai, crio ao menos que deve estar na somo de todos os bons pais do mundo inteiro. Fazes ó Senhor, Pai do céu, que haja sempre mais pais que se assemelham a este homem que eu gostaria que fosse meu pai, para que haja sempre mais filhos que queiram ser pais assim.

 Homilia preparada pelo Falecido Frei Norberto Sogari, para o Dias dos Pais em São José do Norte – RS, pelo ano de 1980. Após deu esse escrito para o Sr José da Silva (Bida), velho pescador Português da Povoa do Varzin. Anos depois doou para o Frei Paulo Zanatta que guardou até o presente momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário