quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sabugueiro, cavalinha, aipo


Sabgueiro

Seu valor medicinal é universalmente conhecido. Seu emprego mais comum é como chá feito das folhas ou das flores quentes, para provocar suor nas gripes, resfriados, tosses, sarampo, varíola caxumba, catapora. Eficiente ainda para eliminar acido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurativo do sangue gota , reumatismo, pressão alta, curar diabete, flebite e lavar feridas. A raiz e a casca são fortemente purgativas e laxativas. Flores e frutos aromatizam geleias.  Flores aplicadas nos olhos aliviam a dor e combatem inflamações. As folhas entram na composição de inseticidas caseiros.

 

Cavalinha

Cauda-de cavalo, rabo-de-cavalo. Contém sílica em grande quantidade. É remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os  tuberculosos e  gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades homostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicaçõescontra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinais, perda de sange (reto, nariz, boca), ajuda no tratamento das moléstias dabexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade. Prepara-se  chá com 20g a 50por litro tomam-se 3 a 4 xícaras por dia.  E hiemaleL., exite ainda E. arvensis L., E martii Milde e outras.

  •  

Aipo

Em saladas, alivia os males uterinos na falta de regras, chá das folhas é bom na extinção da voz e da asma úmida, a raiz combate hidropisia, febres em geral, retenção de urina  e gazes intestinais.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário