quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Paese de cuccagna ou País das Maravilhas


                                    Paese de Cuccagna ou País das Maravilhas

     A topografia do Paese di Cuccagna é denominado por uma montanha, na verdade, um vulcão que expele, continuamente, moedas de ouro. Como variante, nas narrativas orais, a montanha já não é de ouro mas de queijo ralado. Quando chove, nesses país, chovem pérolas e diamantes, mas podem chover raviólis...

...Entretanto mesmo nessas famílias mais abastadas, a carne era um luxo. No ano de 1863, um jovem médico lombardo, Ezechia Marco Lombroso, realiza estudos sobre o estado da saúde dos camponeses vítimas da subalimentação e indica alguns possíveis remédios para “melhorar a condição alimentar desses infeliz povo camponês”. Sugere que, através de leis municipais, se  acrescente à farinha de milho, farinha de castanhas, de cevada e farelo para fazer esse “pão de bárbaros que é a polenta”. Propõe ainda que se popularize o uso da carne, especialmente de porco, de cavalo e de porcos da Índia. Recomenta o aproveitamento do sangue dos abatedouros, e o uso do leite, que é nutritivo e “muito melhor que a polenta”. A polenta, de fato foi por longos períodos, o único recurso alimentar dos pobres e, em consequecia, a  pelagra, um avitaminose, propagou-se assustadoramente nessas regiões.

        A pelagra é uma doença, que provocada pela carência de uma vitamina B, a niacina, contida na carne fresca. Como o milho é muito pobre em niacina, a pelagra propagou-se como uma epidemia nas regiões onde o milho se tornou o cereal mais importante, se não o único alimento.

         A pelagra, segundo a descrição do Dr. Lombroso, “manifesta-se inicialmente por uma indisposição  seguida de náuseas, dores de cabeça, e um estremo cansaço; depois borborigmos, diarreia, perda progressiva de memória e, na fase final, delírios com tendência ao suicídio”.

Diante desse quadro sombrio, não é de surpreender que as fantasias alimentares dessas populações fossem, ao lado da promessa de muita terra para cultivar, o alvo preferido dos propagandistas da imigração.

A memória coletiva dos habitantes da região colonial italiana, na serra gaúcha, parece não ter eliminado de todo o fantasma das carências alimentares de seus antepassados. Basta pensar como organizamos as nossas refeições, que no âmbito doméstico, quer nos restaurantes.

Bibliografia. Nós os ítalos-gaúchos. Ed.Universidade/UFRGS, 1996. Artigo de Cleodes Maria Piazza Júlio Ribeiro.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Parabéns Mulheres


Parabéns  Mulheres

 

Dia internacional da mulher

Quantas alegrias e emoções

Neste dia a ti dedicado

Traz sentimentos e boas recordações

 

Mulher de minha terra

Mulheres de todos os rincões

Agradecidos pela presença

Que enaltece os corações

 

Deus criou as mulher

Para fazer parte da criação

Sendo mãe para as gerações

 

Mulheres do planeta terra

Gratos pela maternidade

Que perpetuará a humanidade

 

São José do Herval 8-03-2014

Frei Paulo F Zanatta

 

 

Plantas Medicinais


Plantas Medicinais

  1. Abacateiro (vide foto 01): As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitamina. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate  o artritismo e a  gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos renais e biliares, melhora os rins e a bexiga. É preferível usar o chá das folhas secas, porque as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. O caroço ralado e preparado em álcool serve para fricções contra reumatismo e nevralgias, torrado , o pó (uma colher de chá) combate diarreia, gases intestinais e vermes. A massa do fruto ou o suco do carroço são  o do couro cabeludo, melhoram os e têm cicatrizante notável.
  2. Abacaxi (Vide foto 02): A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado, favorecem a digestão, são depurativas do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerantes em geral, seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, nas bronquites e dor de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.
  3. Abiu (Pouteria caimito (Ruiz &Pav)  Radlk) Sapotaceae: O Abiu combate infecções das vias respiratórias. O fruto é consumido “in natura e usado em sorvete, doces e combate afecções pulmonares. O chá da casca combate a diarréia, disenteria e faz baixar a febre, O azeite das sementes tem ação anti-inflamatória na pele. A planta é emoliente, desinfetante, nutriente, combate a dor de ouvido (otite), sapinho na boca das crianças, e inflamações dos cílios (terçol).
  4. Aboboreira (Vide foto 03): As sementes ajudam a eliminar as lombrigas e a solitária (90g a 100g com açúcar ou leite). Toma-se em Jejum. O suco das folhas e das cascas cura inflamações do ouvido, dos rins, da bexiga, da próstata, do estômago, da erisipela e aplica-se em queimaduras. A abóbora e as flores são alimento, da casca se faz um fortificante especial. Chá do cabinho e das folhas, combate febres e favorece a urina. L
  5. Abricó (Mammea americana L) Gutiferae: Rica em “cumaina” em e “mameína), a árvore toda é altamente inseticida, parasiticida e repelente. O chá da casca e das sementes combate vermes, bicho-de-pé” (Linnaeus 1758), inflamações febre e  favorece a urina.
  6. Abrunheiro (Prunus spinosa L) Rosaceae: Folhas são adocidadas, frutos são ácidos) e amargos. Suas propriedades são Laxantes e adstringente. Com os frutos se fabricam licores. O chá das flores e frutos combate diabetes, obesidade, calores na menopausa e hidropsias. Contém ácido cianídrico que pode intoxicar.
  7. Abutilão (Vide foto 04) bênção-de-deus, lanterninha-chinesa: Esta malvácea tem as mesmas propriedades medicinais que as malvas, antiinflamatorias, febrífugas e cicatrizantes. As flores e os frutos colhidos ainda verde preparados com carne são um ótimo alimento.
  8. Abútua (Vide foto 566) Cipó) diurético, analgésico, antifebril, anti-hemorrágico (em espécie para hemorragias uterinas), inflamações dos testículos, problemas, menstruais, dores do pré e pós-natal. Doses fracas previnem riscos de aborto, doses  altas são abortivas. As abutuas (são várias espécies. Todas parecidas) tem a fama comum de combater asma, respiração difícil (é bronco-dilatadora), e ação comprovada contra dores, inflamações e febres.
  9. Abutua (Vide foto 05), jarrinha pap0-de-peru: Parecido com o cipó-mil-homens. Utilizda como tônica, febrífuga, diurética antiinflamatoria, aperiente na menstruação, contra dores, esclerose, nervosismo. Usa-se a raiz ou o cipó (20g para um litro  de água) em decocção.
     
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p.
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão –PR.

Plantas e Ervas Medicinais por Nomes Populares


 

Plantas e Ervas Medicinais por Nomes Populares

 Índice por Nomes Cientificos

Índice por Nomes Populares Começados de F a G.

FEDEGOSO = Cassia occidentalis L.

Sinônimos: balambala, café-negro, folha-do-pajé, fedegoso-verdadeiro, ibixuma, lava-prato, mangerioba, mamangá, mata-pasto, maioba, pajamarioba, pereriaba, taracurú, coffee senna, casse puante.

FEDEGOSO = Senna corymbosa (Lam.) H.S. Irwin & Barneby

Sinônimos: sena-do-campo, sene-do-campo, sena-do-mato, folha-de-sene.

FEDEGOSO-GIGANTE = Senna alata (L.) Roxb.

Sinônimos: alcapulco, fedegosão, mangerioba-do-pará, mangerioba-grande, mata-pasto-grande, dartrial, candle bush, candelabra bush, roman candle tree, emperor's candlesticks, ringworm bush.

FEIJÃO = Phaseolus vulgaris L.

Sinônimos: feijão-base, feijão-comum, feijoeiro. Frijol, haricot, bean, fagiolo.

FEIJÃO-AZUKI = Vigna angularis (Willd.) Ohwi & H. Ohashi.

Sinônimos: azuki, feijão-vermelho, Azuki, chi dou, hon g xiao dou, adzuki, haricots adzuki.

FEL-DA-TERRA = Centaurium erythraea Rafn.

Sinônimos: centáurea-menor, petite centaurée, erythrée.

FENO-GREGO = Trigonella foenum-graecum L.

Sinônimos: alforvas, ervinha, fenacho, Fenugreek, alholva, alholva, heno griego, fenugrek, fieno greco comune, hu lu ba, hu-lu-pa, k'u-tou, mêthi.

FIDALGUINHOS = Centaurea cyanus L.

Sinônimos: centaura, bachelor's button, cornflower, blue-bottle.

FIGO = Ficus carica L.

Sinônimos: figueira.

FIGO-DA-ÍNDIA = Opuntia ficus-indica (L.) Mill.

Sinônimos: cacto, figueira-da-barbária, figueira-da-índia, figueira-do-diabo, figueira-do-inferno, palma-forrageira, palma, tuna, Mission cactus, yellow tuna, tuna de campo, figue de barbarie, nopal, ficodindia.

FILIPÊNDULA = Filipendula ulmaria (L.) Maxim.

Sinônimos: ulmária, rainha-dos-prados, ulmeira, erva-ulmeira, barba-de-bode, erva-das-abelhas, grinalda-de-noiva, olmeira, meadowsweet, ulmaire, spierstauden.

FITOLACA = Phytolacca decandra L.

Sinônimos: fitolaca-americana, uva-turca, vinagreira, tintureira, uva-dos-passarinhos, baga-moira, hierba carmín, american poke, american pokeweed, bledo carbonesro, cancer-root, hierba carmin, inkberry, pigeon berry, pocan, poke, poke root, pokeberry, pokeroot, pokeweed, reujin d'ours, sekerciboyaci, skoke, yoshu-yama-gobo, yyamilin, phytolacca root, phytolaccae radix, phytolacca berry, phytolaccae bacca, blitum americanum, branching phytolacca, phytolaque, garget, méchoacan du canada, bear's grape, poke weed, raisin d'amérique, red-ink plant, american spinach, crowberry, jalap, american nightshade, cokan, coakum, chongras, morelle à grappes, herbe de la laque, amerikanische scharlachbeere, kermesbeere, virginian poke, poke berry, blitum americanum, garget weed.

FOLHA-DA-FORTUNA = Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers.

Sinônimos: coirama, erva-da-costa, folha-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-pirarucú, folha-grossa, orelha-de-monge, paratudo, roda-da-fortuna.

FO-TI = Fallopia multiflora (Thunb. ex Murray) Czer.

Sinônimos: polígono, Fleeceflower, he shou, renouée à fleurs, he shou wu, fo-ti.

FRAGARIA = Potentilla fragariastrum Ehrh.

FRÂNGULA = Frangula alnus Mill.

Sinônimos: amieiro-negro, amieiro-preto, canjica, fusaro, lagarinho, sanguinho-de-água. Alder buckthorn, frangola, bourdaine, frangula.

FRUTA-DO-CONDE = Annona squamosa L.

Sinônimos: anona, araticum, ata, cabeça-de-nego, condessa, coração-de-boi, pinha, sugar apple, custard apple, sweetsop, pomme cannelle, annona, anona, chirimoya verrugosa, gandhagatra, shubba, ramphal, sharifah, sitaphal.

FUCUS = Fucus vesiculosus L.

Sinônimos: alga marinha, Bladderwrack.

FUMÁRIA = Fumaria officinalis L.

FUMO = Nicotiana tabacum L.

Sinônimos: erva-santa, fumo, Tobacco, tabaco, tabac, tabacco.

FUNCHO = Foeniculum vulgare Mill.

Sinônimos: erva-doce, fiolho, fiolho-de-florena, fiolho-doce, fennel, finocchio selvatico.

FURA-PAREDES = Parietaria officinalis L.

Sinônimos: parietária, alfava-de-cobra, tiritana, erba dei muri, gambarussa, pan mol, vedragin, lavagoti, marajola, perducia, erba vetriola, parietaria, erba vetriola, urceola, perfora muraglie, muraiola, spaccapietre, erba corona.

GÁLBANO = Ferula galbaniflua Boiss. & Buhse.

Sinônimos: gálbano, galbanum.

GALEGA = Galega officinalis L.

Sinônimos: arruda-de-bode.

GALEÓPSIS = Galeopsis dubia

GARCÍNIA = Garcinia cambogia Desr.

Sinônimos: hattan yellow, gamboge tree, garcínia, gummi-gutta.

GARRA-DO-DIABO = Harpagophytum procumbens DC.

Sinônimos: harpago, unha-do-diabo, artiglio del diavolo, harpagophytum, devil's claw, harpagofito, griffe du diable.

GENCIANA = Gentiana lutea L.

Sinônimos: gencianela, genciana-amarela, gengiba, junciana, unciana, xaranzana, genciana, gengiba, unciana, quina de pobre, genciana amarilla, genciana mayor, xaranzana, genciana, gençana, argençana, jansana, arjansana, errosta, genciana, argençana, xensá, yellow gentian, gentiane, gele gentiaan, gelber enzian, bitter wurz, gentiane jaune, grande gentiane, genciana, genziana, giansana.

GENCIANA = Lisianthus pendulus Mart.

GENGIBRE = Zingiber officinale Roscol.

Sinônimos: gengivre, gingibre, magaratáia, mangaratá, mangarataia, mangaratiá, Jengibre, gingembre, ginger.

GENGIBRE-SELVAGEM = Asarum canadense L.

Sinônimos: coltsfoot, canada snakeroot, black snakerroot, wild ginger, indian ginger, jengibre silvestre, gingembre sauvage, kanadische haselwurz.

GERGELIM = Sesamum indicum DC.

Sinônimos: jerxelim, gergelim.

GERVÃO = Starchytarpheta jamaicensis (L.) Vahl.

Sinônimos: aguará-podá, aguarapondá, chá-do-brasil, ervão, gerbão, gervão, gervão-azul, gervão-folha-de-verônica, gervão-legítimo, orgibão, rinchão, uregão, urgebão, urgervão, vassourinha-de-botão, verbena, verbena-azul.

GERVÃO = Stachytarpheta cayennensis (Rich.) Vahl.

Sinônimos: gervão, gervão-roxo, rinchão, gerbão, gervão-azul.

GIESTA = Cytisus scoparius (L.) Link.

GILBARBEIRA = Ruscus aculeatus L.

Sinônimos: giesteira-das-vassouras, Butcher's broom, rusco, retit houx, rusc.

GINJEIRA = Cerasus vulgaris Mill.

Sinônimos: prunus.

GINKGO-BILOBA = Ginkgo biloba L.

Sinônimos: ginkgo biloba, ginkgoácea, nogueira-do-japão, Ginkgo, ginkyio, icho, ginnan, árbol sagrado, ginkgo biloba, ginco, pakgor su, ginko.

GINSENG = Panax ginseng C.A. Mey.

Sinônimos: panacéia, cinco-folhas, ginseng, ginseng-asiático, ginseng-coreano, ginseng-chinês, gineng-japonês, ginsen

GINSENG-BRASILEIRO = Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen

Sinônimos: corrente, paratudo, ginseng-do-brasil, pfáffia, Carango-sempre-viva, corango-sempre-viva, paratudo.

GINSENG-BRASILEIRO = Pfaffia paniculata (Mart) O. Kuntze

Sinônimos: pfafia, corrente, Suma, Brazilian ginseng, pfaffia, para toda, corango-acu.

GIRASSOL = Helianthus annuus L.

GIRASSOL-MEXICANO = Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray.

Sinônimos: boldo-japonês, titonia, margaridão-amarelo.

GOIABEIRA = Psidium guajava L.

Sinônimos: araçá das almas, araçá goiaba, goiaba maça, guaiba, guaiava, common guava, guayaba, apple guava, tropical guava, yellow guava, guava, goyave, goyavier, guyaba, goeajaaba, guave, goejaba, nulu, purijo, pichi, posh, enandi.

GOMA-AGUAR = Cyamopsis tetragonolobus (L.) Taub.

Sinônimos: guar gum.

GRAMA = Triticum repens L.

Sinônimos: dog-grass, quick-grass, quackgrass, quitch-grass, quake-grass, scutchgrass, twitch-grass, witch-grass, wheatgrass, creppin g wheatgrass, devil's-grass, durfa-grass, durfee-grass, dutch-grass, fin's-grass, chandler's grass.

GRANDIÚVA = Trema micrantha (L.) Blume.

Sinônimos: candiúba, coatidiba, coatiudiba, crindiúva, curindiba, gurindiba, orindeúva, orindiba, orindiuva, orinduíba, periquiteira, pau-de-pólvora, taleira.

GRÃO-DE-BICO = Cicer arietinum L.

Sinônimos: cabeça-de-carneiro, café-francês, ervanço, gravanço, chickpea, garbanzo, pois chiche, cece, sis, ciximi, fasgiolum tundu.

GRAVATÁ = Bromelia pinguin L.

Sinônimos: caraguatá, caravatá, caraguatá, caravatá, gravatá, caraguata, caragate caraguate, the pinguin bromelia.

GRAVATÁ = Aechmea muricata L.B. Sm.

Sinônimos: caraguatá.

GRAVIOLA = Annona muricata L.

Sinônimos: araticum-do-grande, guanabano, coração-da-rainha, condessa, jaca-do-pará, jaca-de-pobre, araticum, fruta-do-conde, pinha, cabeça-de-negro, ata, soursop, guanábana.

GROSELHA = Ribes nigrum L.

Sinônimos: groselha negra, groselheira-negra, groselheira-preta. Black currant, grosella negra, cassis, ribes nero.

GRUMIXAMA = Eugenia brasiliensis Lam.

Sinônimos: grumichameira, grumixaba, grumixameira, ibaporoiti.

GUABIROBA = Campomanesia xanthocarpa O. Berg.

Sinônimos: gabirobeira, gabirova, gavirova, goiaba-da-serra, guabiroba-da-mata, guabirobeira, guabirova, guariroba, guarirova, guavira, guaviroba, guavirova, guariroba, guabirá.

GUAÇATONGA = Casearia sylvestris Sw.

Sinônimos: apiá-acanoçu, bugru-branco, baga-de-pomba, bugre-branco, café-bravo, café-de-frade, café-do-brejo, café-do-diabo, cafezeiro-bravo, cafezeiro-do-mato, cafezinho-do-mato, caimbim, cambroé, caroba, carvalhinho, chá-de-bugre, chá-de-frade, chá-de-são-gonçalinho, chalé-de-frade, erva-da-pontada, erva-de-pontada, erva-de-bugre, erva-de-guaçatunga-falsa, erva-de-lagarto, erva-de-teiú, estralador, fruta-de-saíra, gaibim, gaimbim, guaçatunga, guaçatunga-branca, guaçatunga-falsa, guaçatunga-preta, guaçutonga, guaçutunga, guassatonga, língua-de-lagarto, língua-de-tiú, marmelada-vermellha, marmelinho-do-campo, paratudo, pau-de-bugre, pau-de-lagarto, pau-de-lagarto, petumba, pioia, pióia, pitumba-de-folha-miúda, pombeiro, quacitunga, vaçatonga, saritã, uassatonga, vacatunga, varre-forno, vassatunga, vassitonga.

GUACO = Mikania cordifolia (L. F.) Willd.

GUACO = Mikania glomerata Spreng.

Sinônimos: cipó-caatinga, cipó-catinga, cipó-sucuriju, coração-de-jesus, erva-de-cobra, erva-cobre, guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco-trepador, guaco-verdadeiro, guape, micânia, uaco, guaco, guaco, guaco, guaco.

GUALTÉRIA = Gaultheria procumbens L.

Sinônimos: wintergreen, waxberry, gaultheria.

GUANDU = Cajanus cajan (L.) Millsp.

Sinônimos: feijão-andu, andu, feijão guandu, guandeiro, guando, pigeonpea, pigeon pea, pois d'angole, pois cajan, guandul, straucherbse.

GUARANÁ = Paullinia cupana Kunth.

Sinônimos: uaraná, guanazeiro, guaranauva, guaranaína, guarana, guaraná, guaranà, guaranastrauch.

GUAXINGUBA = Ficus insipida var. Insipida Mart.

Sinônimos: caxinguba, coajinguva, lombrigueira, mapimissu, oje.

GUINÉ = Petiveria alliacea L.

Sinônimos: mucura-caá, erva-pipi, tipí, teté, erva-de-alho, amansa-senhor, tipí-verdadeiro, raiz-de-guiné, gambá, anamu, apacin, huevo de gato, kojo root, kuan.

Dieta do Limão


Dieta do Limão

 As propriedades do limão curam mais de 150 doenças. Contem ácidos e vitaminas. Tem ação laxativa, tônicas sudorifica, cicatrizantes, antisséptica, depurativa, desintoxicante e outras. Atua em todas as partes do corpo, nos aparelhos respiratórios, circulatório, digestivo, combate problemas da pele, gripes, febres, hemorragias, ácido úrico, gota, escorbuto, etc...

 A famosa dieta ou cura do limão geralmente é feita em 19 dias e consome 100 limões, diluídos ou não, em água.

 Primeiro dia = 1 limão

 Segundo dia = 2 limões

 Terceiro dia = 3 limões

 Quarto dia = 4 limões

 Quinto dia = 5 limões

 Sexto dia = 6 limões

 Sétimo dia = 7 limões

 Oitavo dia = 8 limões

 Nono dia= 9 limões

 Decimo dia = 10 limões

 Decimo primeiro, dia = 9 limões

 Decimo segundo dia = 8 limões

 Decimo terceiro dia = 7 limões

 Decimo quarto dia = 6 limões

 Decimo quinto dia = 5 limões

 Decimo sexto dia = 4 limões

 Decimo sétimo dia = 3 limões

 Decimo oitavo dia = 2 limões

 Decimo nono = 1 limão.

 Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

 Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488. 85604.240 Francisco Beltrão -PR

Capucino caseiro


Capucino caseiro

Marcia Rossato Scopel – Ana Rech

Ingredientes

1 lata de leite em pó

2 colheres de chocolate em pó

1 pacote de chanti-neve em pó

1 vidro de 1000 ml de café  

2 colheres de canela em pó

2 colheres de café de bicarbonato em pó.

Modo de fazer:

Misturar tudo muito bem, guardar bem vidro fechado, utilizar com água fervente. A quantidade e o açúcar ficam a gosto

 

Vida no meio Rural (inteior)


Plantação

Francisco Júlio da Silva e  (Valter da comunidade Nossa Senhora das Graças)

Tudo que dá debaixo da terra, planta-se na lua minguante

Cortar madeira lua minguante, menos na 3º e 4º  não é bom porque tem a letra “r”.

Do mês de maio até agosto é bom para cortar, é bom para cortar, toda lua é boa.

Quando a lua se forma ( na cheia não é bom para plantar)

Na última lua de minguante é bom para plantar feijão preto.

Matar porco deve-se matar na lua minguante.

O que vale na carne é o sal. O pai do Francisco disse que certa vez comprou um saco de sal de 30kg para salgar a carne, essa ficava branca de sal.

Caçar nos quatro meses que não tem “r”, maio junho, Júlio e agosto.

Corta-se madeira nos meses que não tem “r”   (Gerônimo Rossi).

Plantar milho na lua nova – só se for terra fraca

Na lua nova não se planta  nada somente flor. Podar roseira na lua nova durante 2 anos depois os pé morrem.  Não se corta erva mate na lua nova o tronco morre.

Na terra boa deve-se ser na lua minguante

Na lua crescente planta-se de tudo, porque a lua é boa.

Feijão preto: planta-se na minguante de setembro, ou de outubro

Milho: planta-se também na minguante na lua escura na passagem  para a minguante.

Pipoca pode se plantar, qualquer lua fora da nova.

Cortar madeira: mês de maio , junho, julho e agosto, madeira dura mais, não possui água dentro.

Fruteiras planta-se no inverno. Ela não morre, pois a seiva não circula.

Lua escura é a perda da lua.

Lua clara, já tem lua.

Porco deve ser carnear na lua minguante. Na lua nova estraga todo o produto feito da carne de porco.

Galinha nunca por em choco no verão, cria piolho, é muito quente.

Colocar galinha em choco na minguante, então nasce os pintos na lua cheia, sempre com número de ovos ímpar, conforme o tamanho da galinha.

Sempre por os ovos galados  números impar de acordo com o tamanho da galinha.

 A banha era cozida e colocada junto a carne de porco no tempo que não tinha a geladeira, alguns lavavam bem as batatas doce e colocavam junto com a banha quente.

Não se deve plantar a batata doce na lua nova, elas caruncham todas.

Na lua escura no penúltimo dia da minguante, na lua perdia e o 1º dia da nova  cortar árvores neste dia é impróprio porque a árvore chora e não brota.

Cortar árvores no mês que não tem “r” na minguante (não caruncha e não cria cupim) Meses adequados é maio, junho, julho e agosto. Sempre na minguante.

Podar sinamomo na lua minguante de agosto cresce menos.

Madeira se corta na lua minguante, senão caruncha muito.  A serraria não corta quando tem “r” . Dias apropriados segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.

Para pescar a melhor lua é a quarto crescente.

Colher  os ovos na sexta-feira santa e come-los no domingo de páscoa em jejum evita que a pessoa fique mordido de cobra.

Cortar as unhas na sexta-feira santa não dá dor de dentes

Lavar os olhos no sábado santo às 10 hs da manhã,  Hora em que jesus ressuscitou não da dor dos olhos,

Marcela colhe-la na sexta-feira antes que nasce o sol, previne doenças do estomago

Não comer carne na sexta-feira santa, porque é vigília e abstinência de carne.

Feijão preto: planta-se na lua escura, quando não tem lua, antes de fazer a nova. Pode ser na minguante nos últimos dias.

Milho: planta-se não pode plantar quando faz a lua cheia, para a cheia antes da lua cheia. A Pipoca deve ser plantada no dia seguinte para não castiçar (misturar).

Milho planta-se na lua minguante,  dois a três dias depois que a lua se faz, pois se plantar crescente  caruncha tudo, e se plantar na lua nova da o carvão  no pendão e espiga.

Plantar milho ou pipoca no sábado e domingo não caruncha.

Mandioca se plantares na lua nova fica amarga, dá nova até a crescente não dá para plantar.

Repolho não pode plantar na lua crescente, porque não da cabeça, só cresce e não bota a flor.

O que da embaixo da terra pode-se plantar na minguante.

Batata e mandioca: planta-se sempre na lua minguante. Se plantares na lua nova caruncha tudo.

Mudar cebola na minguante de julho na faz a flor.

Corte de madeira: sempre nos meses de maio, junho e julho e agosto, mês que não tem “r” , a madeira dura mais.

Erva mate, para desgalhar só no mês de agosto ou setembro. Os galhos protegem a planta e se dá uma geada mata o tronco. Se pegar geada encima do corte a árvore morre.

Mandioca se planta na lua minguante de no final de agosto e inicio  de setembro.

A poda das  pareiras devem acontecer na lua minguante de agosto.

Matar porco para consumo de carne em casa deve ser na lua minguante, para a carne e banha não estragar.

Castração de cavalo na lua minguante de janeiro, o pelo do animal fica mais lustro

Melancia planta-se na minguante de setembro.

Abobora planta-se na minguante de setembro.

Fruteiras planta-se nos meses de junho, julho e agosto. Planta-se nos meses de inverno, de maio , até agosto. 

A raiz nua é arrancar do saquinho e mudar. Planta-se na lua crescente ou na cheia.

Na lua nova chega até aflouxar os dentes da pessoa disse um Senhor de idade Luiz Piovesan.

A lua em pé marinheiro sentado

 

Produção de animal:

Lua nova mais para a produção de fêmea, antes do meio dia. Na parte da tarde é mais para macho.

Se pegar a cria na lua nova da fêmea. Se  pegar cria na lua minguante é macho.

Se a barriga da vaca estiver na direita, e macho, se estiver na esquerda é fêmea.

Para descobrir se é homem ou mulher, deve soletrar as primeiras  letras do casal. Francisco e Maria, por isso que se for consoante é macho e se por vogal é menina.

Tabela das fases da lua

Na lua nova nasce mais terneiro macho .

Nas demais luas é mais favorável nascer femeas.

Atendendo seu pedido final a tabela que os almanaques antigos publicavam sobre o que plantar em cada fase da lua é a seguinte:

                Lua Crescente – plantas de folhas, como a alface;

                Lua Cheia – plantas de cabeça, como a cebola;

                Lua Minguante – plantas de raízes, como o aipim;

                Lua Nova – todas as plantas de flores

 

Milho : planta-se na lua minguante. Se planta na crescente da lua bicha muito . Depois que se faz a lua no segundo dia.

Na lua nova da carvão no pendão e na espiga.

Mandioca lua nova fica amarga da nova até a crescente não da para plantar.

Bata se doce se planta na lua nova caruncha.  Lua cheia caseira cheia.

Cortar árvore nos sábado e domingo, qualquer lua não bicha.

Plantar  milho ou pipoca no sábado e domingo não bicha.

Mudar cebola na minguante de julho não faz a flor.

Poda da parreira é na minguante de agosto.

Põe a galinha a chocar no domingo nas também no domingo. Sempre coloque os impar 7 ovos 9, 11, 13 do tamanho da galinha. Se coloca na minguante os pintos nascem na cheia mais fortes.  Coloque em forma de cruz.

Lauro zanatta

 

Influência da lua na Agricultura

                     Emater –rs   Ascar

Sabia que além do sol existe astro que  exerce a influência sobre o planeta terra?

Esse planeta é a lua. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terá emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.

Fase da lua

A lua passa por quatro fases; ,minguante, mova ,crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua minguante

Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável esta força seja insignificante. A energia ou força contida tende a descer. Daí pensam no que os mãos velhos dizem “nesta fase da lua as coisas crescem na terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora “raízes”)”

Na pratica observando  o comportamento das hortaliças, concluiu-se  que nessa faze plantando-se raízes; rabanete , beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar , primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas. Quando à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc,

Obs: A durabilidade é maior, mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápido os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação  (lembrando que podas repetitivas nessa fase da lua podem levar a  planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).  O que acontece se plantamos raízes na lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.

Obs: Em todos as fazes sempre é bom você  pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase);com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da cheia, isto porque   está minguando, mas não descantando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.

A batata – doce e a mandioca têm duas opções para plantio:

1 Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.

2 – Colher a rama ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e  plantar a partir do segundo dia da nova. Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz  (lei de sobrevivência).

Lua Nova

Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve- comum, almeirão, cebolinha, espinafre, planta-se plantas medicinais e outras.

Obs; Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve-chinesa e outras.

Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo e produção de madeira.

Lua crescente

Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão –vagem, pepino. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação-rápida).

Obs: O tomate plantado nessa faze lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos, já na minguante, produz pouco, na lua nova, alonga-se a haste e as pencas com maior possibilidade de ataque das pragas.

Lua Cheia

Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, depois porque depois de sofre o efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das planta (ramos e folhas).

 

Você sabia

Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são os primeiros dias de vida da planta que a lua exerce maior influência.

Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes a vagens, na minguante pois,,, a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a  engenheira agrônoma e pesquisador  Ana Primavesi – Edicão Guia Rural – Abril.

Para colher milho, arroz, abóbora e outros armazenamentos, são melhor n plantam feijão na minguante porque resistem mais ao ataque do caruncho, gorgulho etc.

Melhor fase para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito empo para produzir e produz cachos pequenos.

Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na minguante para eitar ataque de brocas, lagartas etc. Muitos usam métodos mesmo sabendo de uma possível queda de produção.

Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influencia das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.

O plantio por estaca deve ser efetuado na lua nova cujo objeto e a produção de caule e folhas, já  para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente. Seguindo os mesmos “os insetos se manifestam mais na lua forte”.

 

Informações úteis para a vida camponesa

Frei  Wilson zanatta

- amendoim se planta no dia das crianças e melancia nos finados e semente de cebola na quarta-feira de cinzas, para ter boa produção.

- O avestruz macho também choca os ovos no ninho e cuida dos filhotes tanto quanto a fêmea

- papagaios, tanto a fêmea como o macho se acasalam somente com um parceiro. Quando um deles morre, o outro continua sozinho.

- Quando a fumaça sobre reta é sinal de tempo sem chuva e quando ela abaixa é sinal de chuva.

- Os ovos mais alongado nascem filhotes machos e os ovos arredondados nascem fêmeas.

- para distinguir pintos quando pequenos, se são machos ou fêmeas, observar: os primeiros a nascer o rabo são frangas.

- Ao plantar mudas de árvores, colocar aos seu redor semente de milho, o pé de milho ajuda para manter a umidade.

- parreiral: Para evitar pérola (carrapatos) nas raízes da parreira é bom plantar ao seu lado alho (porró), conhecido também como alho macho.

- ao plantar cebola próximas do alho, se correr ferrugens, estas vão para o alho e não para as cebolas.

- Antes de plantar a semente de alho, deixar quatro horas no frezeer, ajuda para o alho não perfilhar.

- queimar a raiz do alho com fogo da vela ajuda para conservar o alho, porém, ele não germina mais.

- O peso do coração de um boi corresponde 1% do seu peso de carne. Por exemplo, se o boi der 160kg10 de carne, o coração pesará 1kg e 600gramas. E a paleta pesará 10% de seu peso portanto, se o boi der 160kg de carne à paleta pesará 16kg.

- ao carnear um frango do terreiro, existem pessoa que colocam a po Por ntinha da asa e uma pontinha do coração no terreiro, para sempre ter muitos frangos.

- há pessoas que indicam a existência de água para fazer poços com uma forquilha de pessegueiro, ou vime... já vi pessoas indicarem existência de água com uma taquara seca. Outros simplesmente sentem onde passa a veia pelo olhar, ou passando a mão estendida sobre a veia de água.

- a profundidade da água corresponde desde onde começa dar sinal até onde o indica o máximo Por exemplo, se a forquilha começa dar sinal; comece medir até onde ela fica totalmente para baixo. Esta distância indica a profundidade necessária do poço para encontrar a via de água.

- as galinhas de pernas amarelas tem carne mais gostosa que as galinhas de pernas pretas.

- para o porco não fuçar a terra, colocar um arrame no focinho, quando pequeno, depois de grande, sem o arrame, ele fuça mais a terra.

- as formigas não procuram muito as árvores nativas.

- as moscas quando tocarem na gente e provocar irritação é sinal de anúncio de chuva.

- Um barril de petróleo tem 159,2 litros de óleo.

- a linhaça contem 38% de óleo

- a soja contem 18% de óleo.

- A mamona contêm 45% de álcool.

- ao colocar garrafas de pet (as mais brancas, transparentes) cheias de água no pátio em torno da casa evita os cachorros defecar no local.

- uma dúzia de tábuas corresponde a 12 tabuas de Cinco metros e meio de comprimento por trinta centímetros de largura. Duas Dúzias de tábuas formam 1 metro cúbico de madeira.

O ideal para escolher sementes de milho, para não perder a genética, seria bom que fosse tiradas 200 espigas, nem que seja um grão de cada espiga.

- ao semear aveia, espalhar juntos, bem ralo, grãos de milho para que ao crescer os dois, os pulgões deixam de atacar a aveia para se alojar no milho.

-para tirar o mau hálito deixado pelo alho, comer em seguida salsa. E para diminuir o cheiro do alho, eliminar o broto que está no dente do alho, no seu interior.

- a água numa cisterna redonda não se estraga, enquanto se for depositada numa cisterna quadrada, a água se estraga. Isto ocorre na cisterna redonda a água faz giro conforme a terra gira, o que não ocorre na quadrada.

- a separação do sal no azeite se dá por um processo simples. Colocar o óleo num recipiente e acrescentar outro tanto de água, mexer e deixar misturando no mínimo 24 horas e depois disso tirar a água com uma manguinha. O sal sai junto com a água, o óleo fica quase puro.

- quando ocorrer geada em cima do barro chove novamente em seguida.

- quem não come carne não adquire câncer.

- o redemoinho quando voa em direção dos rios e sangas é sinal de chuva, mas se for ao contrário dos rios, é sinal que a estiagem continua.

- ao plantar língua de vaca em baixo dos parreirais, e ao formar nódulos na raiz, revela doenças na parreira.

- para afiar o liquidificador, moer cascas de ovos.

A cobra campeira não é venenosa. Esta incomoda tanto a cobra cruzeira, que é venenosa, acabando com a morte dela. Em seguida a cobra campeira engole a cobra cruzeira inteirinha começando pela cabeça.

- ao furar um radiador do carro, colocar a clara de ovo dentro e, deixar o carro em funcionamento, em pouco tempo o radiador ficará concertado.

- para eliminar berrugas nas tetas das vacas, passar babosa pura.

- para curtir pelego, colocar adubo químico, adubo usado nas plantações. Espalhar em cima do couro, mais ou menos 2 a 3kg. Enrolar para que o adubo fique por dentro, no couro. Enrolar tipo cigarro. Deixar dois dias desse jeito. Pode ser lavado em seguida se precisar. O pelego fica muito macio.

- Para fazer água sanitária (Qboa) natural, basta pegar um balde, colocar metade de cinza e metade de água. Mexer todos os dias, em 15 dias está pronto. Engarrafar e usar, não mancha as roupas.

Bibliografia.

WILSON. Zanatta. Sabedoria camponesa: ervas medicinais, remédios e receitas caseiras. 2.ed.ver e amp. Candiota, RS: Instituto Cultura Padre Josimo, 2015. 124p

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Você Sabia?


                                                                         Você sabia

CHIMARRÃO: Muitos estudos são feitos sobre seus efeitos medicinais. Alguns no sentido de comprovar sua eficácia como antioxidante agindo na corrente sanguínea atuando especificamente sobre as lipoproteínas, em especial, o LDL. Por isso, acredita-se ser um potencial escudeiro no combate a ateroscierose (deposito de substância gordurosas nas artérias que causam seu entupimento). Possui ainda ação vasodilatadora e estimulante do sistema nervoso central. Assim a infusão de ervas-mate, que pode também ser tomada fria ou morna, previne infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

CHOCOLATE: Este “manjar dos deuses” que no passado foi privilégio da nobreza, hoje, é disputado, propagado e receitado em clínicas de saúde estética pelo mundo agora. Contém vitaminas, minerais e outras de suas mais de 300 substâncias. Hidrata e amacia a pele, mexe com a química cerebral e é tido como afrodisíaco. Um banho de ofurô acompanhado de pétalas de rosas, leite, chás e outros ingredientes(até música) trabalha todos os sentidos e desperta emoções corporais, ativa a circulação, melhora o humor, previne insônia, estimula as funções do organismo e combate a depressão. Além de inteferir na produção de serotonina e endorfina e chocolate contém  xantina e uma das três substâncias responsáveis pelo sentimento de amor – a feniletilamina (“hormônio do amor”) que associada a dopamina a ocitocina, intensificam-se no cérebro dos apaixonados. O chocólatra é uma pessoa viciada em chocolate

CAFÉ: Os ácidos ferúlicos do café sugam as substância tóxicas no organismo prevenindo ou curando muitas doenças, entre elas o mal de Parkinson (doenças caracterizada por tumores musculares e fraquezas) e regimes de emagrecimento. O excesso pode causar insônia e depressão. Acredita-se que dose normal seja 4 xícaras diárias. A cafeína, a xantina e outras substâncias interferem física e emocionalmente no  organismo. Ajuda a emagrecer por que aumenta o metabolismo auxiliando diretamente na queima de calorias. Atua no sistema nervoso central estimulando, revigorando atiçando a adrenalina diminuindo o cansaço e a fadiga. Pessoas obsesas, diabéticas ou cardíacas devem moderar o uso da cafeína. Diz a história que o chá revigorou as forças de Maomé que assim combateu seus inimigos e conquistou muitas mulheres. A bebiba considerada cristã já foi tida como “coisa de satanás”. Atenção! A fervura faz evaporar os óleos essências do café. O correto é infundi-lo em água quente. Passar em coador de pano ou filtro para reter algumas impurezas é uma tática que não interfere no sabor do café.

BOA NOITE: Esta planta (Vide texto 173 e foto 89) é a única fonte de um alcaloide que combate um tipo de leucemia que ataca jovens no mundo todo. Que os laboratórios tenta sem sucesso reproduzir sinteticamente esta substância. Que é necessário 500 kg da planta fresca ou 4 toneladas da planta verde para extrair apenas um grama desse alcaloide?

PLANTAS NO MUNDO: Existem no planeta cerca de 250 mil espécies de plantas catalogadas pela ONU, no Brasil são 55 mil. Nesta contagem não se incluem  as variedades (somente feijão, são mais de mil variedades). Segundo o GTA (grupo de trabalho Amazônico) 20 espécies são básicas para matar a fome no mundo com destaque para milho, trigo e arroz, que sozinhos representam 60% das calorias e 56% das proteínas consumidas pela humanidade.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

 

 

 

Vinagre de Uva Japonesa


Receita do vinagre da uva japonesa (uveta)
                                    Norma C.C. C. Zanatta
1,5 kg  açúcar mascavo
2,5 kg de uva japonesa
10 litro de água fervida fria
Modo de fazer
Ferver a água junto com o açúcar.
Deixar 40 dias em infusão
Esmagar a semente e a uva
Tapar com um pano,  pois os  mosquito e outros  insetos entrarem.
Mexer de vez  quanto.
Depois de 40  dias travassar (trocar de recipiente todo o liquido)
Com a (borra) fazer novamente o vinagre. (resíduo)
Depois está pronto para ser consumido, fica bem forte.
 
Nota: Para o vinagre ficar forte pode usar sabugo de milho, ou serragem de pinheiro antigo, aurocária 

Rapadurinha de Abóbora


Rapadurinha de Abóbora

Adenise Zanéla Flamenghi - Criúva

Ingredientes

600 gr de abóbora

50 gr de manteiga ou margarina

400 gr de açúcar

Modo de fazer;

Corte a abóbora em pedaços e misture o açúcar, leve ao fogo baixo, deixe cozinhar

Até que esteja bem desmanchada, junte a margarina e continue mexendo até desprender do fundo da panela. Despeje e espalhe sobre a mesa ou mármore untado. Quando estiver frio corte em pedaços pequenos.

Informações Úteis para a Vida Camponesa


Plantação

Francisco Júlio da Silva e  (Valter da comunidade Nossa Senhora das Graças)

Tudo que dá debaixo da terra, planta-se na lua minguante

Cortar madeira lua minguante, menos na 3º e 4º  não é bom porque tem a letra “r”.

Do mês de maio até agosto é bom para cortar, é bom para cortar, toda lua é boa.

Quando a lua se forma ( na cheia não é bom para plantar)

Na última lua de minguante é bom para plantar feijão preto.

Matar porco deve-se matar na lua minguante.

O que vale na carne é o sal. O pai do Francisco disse que certa vez comprou um saco de sal de 30kg para salgar a carne, essa ficava branca de sal.

Caçar nos quatro meses que não tem “r”, maio junho, Júlio e agosto.

Corta-se madeira nos meses que não tem “r”   (Gerônimo Rossi).

Plantar milho na lua nova – só se for terra fraca

Na lua nova não se planta  nada somente flor. Podar roseira na lua nova durante 2 anos depois os pé morrem.  Não se corta erva mate na lua nova o tronco morre.

Na terra boa deve-se ser na lua minguante

Na lua crescente planta-se de tudo, porque a lua é boa.

Feijão preto: planta-se na minguante de setembro, ou de outubro

Milho: planta-se também na minguante na lua escura na passagem  para a minguante.

Pipoca pode se plantar, qualquer lua fora da nova.

Cortar madeira: mês de maio , junho, julho e agosto, madeira dura mais, não possui água dentro.

Fruteiras planta-se no inverno. Ela não morre, pois a seiva não circula.

Lua escura é a perda da lua.

Lua clara, já tem lua.

Porco deve ser carnear na lua minguante. Na lua nova estraga todo o produto feito da carne de porco.

Galinha nunca por em choco no verão, cria piolho, é muito quente.

Colocar galinha em choco na minguante, então nasce os pintos na lua cheia, sempre com número de ovos ímpar, conforme o tamanho da galinha.

Sempre por os ovos galados  números impar de acordo com o tamanho da galinha.

 A banha era cozida e colocada junto a carne de porco no tempo que não tinha a geladeira, alguns lavavam bem as batatas doce e colocavam junto com a banha quente.

Não se deve plantar a batata doce na lua nova, elas caruncham todas.

Na lua escura no penúltimo dia da minguante, na lua perdia e o 1º dia da nova  cortar árvores neste dia é impróprio porque a árvore chora e não brota.

Cortar árvores no mês que não tem “r” na minguante (não caruncha e não cria cupim) Meses adequados é maio, junho, julho e agosto. Sempre na minguante.

Podar sinamomo na lua minguante de agosto cresce menos.

Madeira se corta na lua minguante, senão caruncha muito.  A serraria não corta quando tem “r” . Dias apropriados segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.

Para pescar a melhor lua é a quarto crescente.

Colher  os ovos na sexta-feira santa e come-los no domingo de páscoa em jejum evita que a pessoa fique mordido de cobra.

Cortar as unhas na sexta-feira santa não dá dor de dentes

Lavar os olhos no sábado santo às 10 hs da manhã,  Hora em que jesus ressuscitou não da dor dos olhos,

Marcela colhe-la na sexta-feira antes que nasce o sol, previne doenças do estomago

Não comer carne na sexta-feira santa, porque é vigília e abstinência de carne.

Feijão preto: planta-se na lua escura, quando não tem lua, antes de fazer a nova. Pode ser na minguante nos últimos dias.

Milho: planta-se não pode plantar quando faz a lua cheia, para a cheia antes da lua cheia. A Pipoca deve ser plantada no dia seguinte para não castiçar (misturar).

Milho planta-se na lua minguante,  dois a três dias depois que a lua se faz, pois se plantar crescente  caruncha tudo, e se plantar na lua nova da o carvão  no pendão e espiga.

Plantar milho ou pipoca no sábado e domingo não caruncha.

Mandioca se plantares na lua nova fica amarga, dá nova até a crescente não dá para plantar.

Repolho não pode plantar na lua crescente, porque não da cabeça, só cresce e não bota a flor.

O que da embaixo da terra pode-se plantar na minguante.

Batata e mandioca: planta-se sempre na lua minguante. Se plantares na lua nova caruncha tudo.

Mudar cebola na minguante de julho na faz a flor.

Corte de madeira: sempre nos meses de maio, junho e julho e agosto, mês que não tem “r” , a madeira dura mais.

Erva mate, para desgalhar só no mês de agosto ou setembro. Os galhos protegem a planta e se dá uma geada mata o tronco. Se pegar geada encima do corte a árvore morre.

Mandioca se planta na lua minguante de no final de agosto e inicio  de setembro.

A poda das  pareiras devem acontecer na lua minguante de agosto.

Matar porco para consumo de carne em casa deve ser na lua minguante, para a carne e banha não estragar.

Castração de cavalo na lua minguante de janeiro, o pelo do animal fica mais lustro

Melancia planta-se na minguante de setembro.

Abobora planta-se na minguante de setembro.

Fruteiras planta-se nos meses de junho, julho e agosto. Planta-se nos meses de inverno, de maio , até agosto. 

A raiz nua é arrancar do saquinho e mudar. Planta-se na lua crescente ou na cheia.

Na lua nova chega até aflouxar os dentes da pessoa disse um Senhor de idade Luiz Piovesan.

A lua em pé marinheiro sentado

 

Produção de animal:

Lua nova mais para a produção de fêmea, antes do meio dia. Na parte da tarde é mais para macho.

Se pegar a cria na lua nova da fêmea. Se  pegar cria na lua minguante é macho.

Se a barriga da vaca estiver na direita, e macho, se estiver na esquerda é fêmea.

Para descobrir se é homem ou mulher, deve soletrar as primeiras  letras do casal. Francisco e Maria, por isso que se for consoante é macho e se por vogal é menina.

Tabela das fases da lua

Na lua nova nasce mais terneiro macho .

Nas demais luas é mais favorável nascer femeas.

Atendendo seu pedido final a tabela que os almanaques antigos publicavam sobre o que plantar em cada fase da lua é a seguinte:

                Lua Crescente – plantas de folhas, como a alface;

                Lua Cheia – plantas de cabeça, como a cebola;

                Lua Minguante – plantas de raízes, como o aipim;

                Lua Nova – todas as plantas de flores

 

Milho : planta-se na lua minguante. Se planta na crescente da lua bicha muito . Depois que se faz a lua no segundo dia.

Na lua nova da carvão no pendão e na espiga.

Mandioca lua nova fica amarga da nova até a crescente não da para plantar.

Bata se doce se planta na lua nova caruncha.  Lua cheia caseira cheia.

Cortar árvore nos sábado e domingo, qualquer lua não bicha.

Plantar  milho ou pipoca no sábado e domingo não bicha.

Mudar cebola na minguante de julho não faz a flor.

Poda da parreira é na minguante de agosto.

Põe a galinha a chocar no domingo nas também no domingo. Sempre coloque os impar 7 ovos 9, 11, 13 do tamanho da galinha. Se coloca na minguante os pintos nascem na cheia mais fortes.  Coloque em forma de cruz.

Lauro zanatta

 

Influência da lua na Agricultura

                     Emater –rs   Ascar

Sabia que além do sol existe astro que  exerce a influência sobre o planeta terra?

Esse planeta é a lua. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terá emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.

Fase da lua

A lua passa por quatro fases; ,minguante, mova ,crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua minguante

Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável esta força seja insignificante. A energia ou força contida tende a descer. Daí pensam no que os mãos velhos dizem “nesta fase da lua as coisas crescem na terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora “raízes”)”

Na pratica observando  o comportamento das hortaliças, concluiu-se  que nessa faze plantando-se raízes; rabanete , beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar , primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas. Quando à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc,

Obs: A durabilidade é maior, mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápido os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação  (lembrando que podas repetitivas nessa fase da lua podem levar a  planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).  O que acontece se plantamos raízes na lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.

Obs: Em todos as fazes sempre é bom você  pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase);com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da cheia, isto porque   está minguando, mas não descantando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.

A batata – doce e a mandioca têm duas opções para plantio:

1 Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.

2 – Colher a rama ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e  plantar a partir do segundo dia da nova. Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz  (lei de sobrevivência).

Lua Nova

Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve- comum, almeirão, cebolinha, espinafre, planta-se plantas medicinais e outras.

Obs; Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve-chinesa e outras.

Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo e produção de madeira.

Lua crescente

Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão –vagem, pepino. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação-rápida).

Obs: O tomate plantado nessa faze lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos, já na minguante, produz pouco, na lua nova, alonga-se a haste e as pencas com maior possibilidade de ataque das pragas.

Lua Cheia

Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, depois porque depois de sofre o efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das planta (ramos e folhas).

 

Você sabia

Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são os primeiros dias de vida da planta que a lua exerce maior influência.

Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes a vagens, na minguante pois,,, a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a  engenheira agrônoma e pesquisador  Ana Primavesi – Edicão Guia Rural – Abril.

Para colher milho, arroz, abóbora e outros armazenamentos, são melhor n plantam feijão na minguante porque resistem mais ao ataque do caruncho, gorgulho etc.

Melhor fase para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito empo para produzir e produz cachos pequenos.

Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na minguante para eitar ataque de brocas, lagartas etc. Muitos usam métodos mesmo sabendo de uma possível queda de produção.

Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influencia das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.

O plantio por estaca deve ser efetuado na lua nova cujo objeto e a produção de caule e folhas, já  para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente. Seguindo os mesmos “os insetos se manifestam mais na lua forte”.

 

Informações úteis para a vida camponesa

Frei  Wilson zanatta

- amendoim se planta no dia das crianças e melancia nos finados e semente de cebola na quarta-feira de cinzas, para ter boa produção.

- O avestruz macho também choca os ovos no ninho e cuida dos filhotes tanto quanto a fêmea

- papagaios, tanto a fêmea como o macho se acasalam somente com um parceiro. Quando um deles morre, o outro continua sozinho.

- Quando a fumaça sobre reta é sinal de tempo sem chuva e quando ela abaixa é sinal de chuva.

- Os ovos mais alongado nascem filhotes machos e os ovos arredondados nascem fêmeas.

- para distinguir pintos quando pequenos, se são machos ou fêmeas, observar: os primeiros a nascer o rabo são frangas.

- Ao plantar mudas de árvores, colocar aos seu redor semente de milho, o pé de milho ajuda para manter a umidade.

- parreiral: Para evitar pérola (carrapatos) nas raízes da parreira é bom plantar ao seu lado alho (porró), conhecido também como alho macho.

- ao plantar cebola próximas do alho, se correr ferrugens, estas vão para o alho e não para as cebolas.

- Antes de plantar a semente de alho, deixar quatro horas no frezeer, ajuda para o alho não perfilhar.

- queimar a raiz do alho com fogo da vela ajuda para conservar o alho, porém, ele não germina mais.

- O peso do coração de um boi corresponde 1% do seu peso de carne. Por exemplo, se o boi der 160kg10 de carne, o coração pesará 1kg e 600gramas. E a paleta pesará 10% de seu peso portanto, se o boi der 160kg de carne à paleta pesará 16kg.

- ao carnear um frango do terreiro, existem pessoa que colocam a po Por ntinha da asa e uma pontinha do coração no terreiro, para sempre ter muitos frangos.

- há pessoas que indicam a existência de água para fazer poços com uma forquilha de pessegueiro, ou vime... já vi pessoas indicarem existência de água com uma taquara seca. Outros simplesmente sentem onde passa a veia pelo olhar, ou passando a mão estendida sobre a veia de água.

- a profundidade da água corresponde desde onde começa dar sinal até onde o indica o máximo Por exemplo, se a forquilha começa dar sinal; comece medir até onde ela fica totalmente para baixo. Esta distância indica a profundidade necessária do poço para encontrar a via de água.

- as galinhas de pernas amarelas tem carne mais gostosa que as galinhas de pernas pretas.

- para o porco não fuçar a terra, colocar um arrame no focinho, quando pequeno, depois de grande, sem o arrame, ele fuça mais a terra.

- as formigas não procuram muito as árvores nativas.

- as moscas quando tocarem na gente e provocar irritação é sinal de anúncio de chuva.

- Um barril de petróleo tem 159,2 litros de óleo.

- a linhaça contem 38% de óleo

- a soja contem 18% de óleo.

- A mamona contêm 45% de álcool.

- ao colocar garrafas de pet (as mais brancas, transparentes) cheias de água no pátio em torno da casa evita os cachorros defecar no local.

- uma dúzia de tábuas corresponde a 12 tabuas de Cinco metros e meio de comprimento por trinta centímetros de largura. Duas Dúzias de tábuas formam 1 metro cúbico de madeira.

O ideal para escolher sementes de milho, para não perder a genética, seria bom que fosse tiradas 200 espigas, nem que seja um grão de cada espiga.

- ao semear aveia, espalhar juntos, bem ralo, grãos de milho para que ao crescer os dois, os pulgões deixam de atacar a aveia para se alojar no milho.

-para tirar o mau hálito deixado pelo alho, comer em seguida salsa. E para diminuir o cheiro do alho, eliminar o broto que está no dente do alho, no seu interior.

- a água numa cisterna redonda não se estraga, enquanto se for depositada numa cisterna quadrada, a água se estraga. Isto ocorre na cisterna redonda a água faz giro conforme a terra gira, o que não ocorre na quadrada.

- a separação do sal no azeite se dá por um processo simples. Colocar o óleo num recipiente e acrescentar outro tanto de água, mexer e deixar misturando no mínimo 24 horas e depois disso tirar a água com uma manguinha. O sal sai junto com a água, o óleo fica quase puro.

- quando ocorrer geada em cima do barro chove novamente em seguida.

- quem não come carne não adquire câncer.

- o redemoinho quando voa em direção dos rios e sangas é sinal de chuva, mas se for ao contrário dos rios, é sinal que a estiagem continua.

- ao plantar língua de vaca em baixo dos parreirais, e ao formar nódulos na raiz, revela doenças na parreira.

- para afiar o liquidificador, moer cascas de ovos.

A cobra campeira não é venenosa. Esta incomoda tanto a cobra cruzeira, que é venenosa, acabando com a morte dela. Em seguida a cobra campeira engole a cobra cruzeira inteirinha começando pela cabeça.

- ao furar um radiador do carro, colocar a clara de ovo dentro e, deixar o carro em funcionamento, em pouco tempo o radiador ficará concertado.

- para eliminar berrugas nas tetas das vacas, passar babosa pura.

- para curtir pelego, colocar adubo químico, adubo usado nas plantações. Espalhar em cima do couro, mais ou menos 2 a 3kg. Enrolar para que o adubo fique por dentro, no couro. Enrolar tipo cigarro. Deixar dois dias desse jeito. Pode ser lavado em seguida se precisar. O pelego fica muito macio.

- Para fazer água sanitária (Qboa) natural, basta pegar um balde, colocar metade de cinza e metade de água. Mexer todos os dias, em 15 dias está pronto. Engarrafar e usar, não mancha as roupas.

Bibliografia.

WILSON. Zanatta. Sabedoria camponesa: ervas medicinais, remédios e receitas caseiras. 2.ed.ver e amp. Candiota, RS: Instituto Cultura Padre Josimo, 2015. 124p