sexta-feira, 27 de março de 2015

Norma Corbellini Zanatta (receitas de saúde)


Norma Corbellini Zanatta (receitas de saúde)

Para curar anemia

½ beterraba grande ou média

2 cenouras médias

1 laranja

1 colher mel

6 folhas de espinafre

Modo de fazer. Passar no liquidificador

 

Figo em calda

1 – Apanhar os figos com cabinho verde, colocar numa panela, dar uma pré cozida e quando mudar de cor esfriar. Colocar no freezer 2 dias para congelar, tirar e colocar numa bacia de água  que sai a pele.

2º Momento: fazer uma calda 800grs de açúcar por 1 kg de figo. Quando a calda estiver pronta colocar os figos cortando uma cruz na bunda dele, que é para entrar a calda, e deixar ferver até engrossar a calda. Fazer as compotas.

 

Massa de tomate

1º Colha  tomates bem maduros, corta ao meio e tire a semente e água, depois deve ser moído. Colocar numa peneira e deixar escorrer. Depois de coado colocar numa panela e ferver até engrossar, e colocar uns grãos de sal. Após colocar num vidro em banho-maria para ser  guardado.

Para curar Hemorroidas

1 punhado de folhas de laranjeiras, colocar na bacia, colocar água fervendo sobre as folhas, que fique bem forte. Colocar 3 colheres de sopa de açúcar e 4 de sal. Enquanto a água estiver bem quente fazer com o vapor, quando a água estiver morna fazer banhos de assento até a água ficar fria.

Fazer banho todos os dias se possível até 2 vezer ao dia, quando for o caso grave.

 

Para curar reumatismo

Chá para tomar

1 punhado de salsaparrilha caseira

1 folha de abacate

7 folhas de macega

Modo de fazer:

Colocar a água a ferver numa panela, quando ferver deligar o gás, colocando em seguida o chá na panela e tapar até esfriar.

Como tomar:

Tomar 8 dias e parar por 8 dias, frio e doce.

 

Chá para fazer banhos

Pegar folhas de nogueira comum, ferver bastante com sal, após fazer banhos ou compressas quentes. Não apanhar vento.

 

Cachaça com arnica

Pegar cachaça com arnica e esfregar a noite antes de deitar.

Águas termais

Fazer banhos com o barro e a água mineral. Tome bastante água

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque para ferver. A soda comece colocando aos poucos quando começa a ferver. Deixe esfriar e cortar em pedaços para secar e começar a usar.

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Obs: No lugar do breu coloca-se, palha de milho, ou figo da índia (tuna), unha de porco.

São a frio 

(Irmãs de são José de Chambery Garibaldi)

4 kg de gordura

10 litros de água morna

1 kg de soda

1 g de farinha de milho

Omo ou sabão em pó

Modo de fazer:

1º derreta o sebo

2º derreta a farinha na água e coloque dentro do sebo

Mexa por 40 minutos

Sabão de abacate (Irmãs de são José de chambery)

12 kg de massa de abacate

1kg de sebo derretido

1 kg de soda

1 punhado de sabão em pó

Modo de fazer:

1º passar a massa do abacate numa peneira

2º Derreta o sebo somente que fique morno

3º Junte a massa com o sebo e a soda, acrescentar o sabão em pó.

Modo e fazer: Mexa 40 minutos. Obs: Esse sabão é feito a frio, deixar na lata ou caixa plástica (monobloco) até o dia seguinte, para ser cortado em pedaços.

 

São a frio

Irmãs de São José de Chambery, Garibaldi –RS)

6 kg de sebo derretido

1 kg de soda

½ kg de breu ou 1 kg de farinha de milho

3 bolinhas de naftalina

½ sabão comprado (gaúcho)

18 litro de água, bem quente, quando chia

Sabão em pó

Mexa por 40 minutos sem parar

 

Sabão de abacate (globo rural)

6 abacates médios

½ kg de soda escamas

2 ½ kg de sebo derretido

½ kg de breu

Modo de fazer: Cozinhar por 30 min até derreter. Deixar 24hs caixa. Cortar em pedaços

 

Sabão caseiro

Terezinha Cervelin (caxias do sul)

1kg  de soda

4kg de sebo derretido

12 litros de água

½ kg de farinha de milho

1 xícara de sabão em pó

2 bacias plásticas.

Modo de fazer: Desmanchar a soda em 6 litros de água fria na bacia plástica.  Desmanchar a farinha de milho em 6 litros de água fria. Aqueça o sebo, misture com soda mexendo sempre. Misture água com a farinha e sabão em pó, continue mexendo por 30 minutos. Deixar repousar  na bacia, no outro dia vira-se a bacia (emborcar) e corta-se em pedaços.

 

Para curar a tosse

Dorcelino Souza

Bastante agrião

6 pés de mestruço com a raiz

1 punhado ou mão bem cheia de canela e cravo

1 nosnoscada grande sendo pequena 2 cortada em pedaços

2,5 litro de vinho branco ou água

½ kg de açúcar ou conforme o gosto

Modo de fazer: Ferver dois dias e depois coar espremento bem deixando o pano expremento bem. Guardar na geladeira se quente colocar tampa leve  por cima. Se for frio não precisa colocar na geladeira.

Sabão

Missaggia (Garibaldi)

5 kg de sebo

1 kg de soda

250 grs de breu ou ½ kg

20 litros de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque a ferver até que tudo fique derretido. Deixe descansar e no dia seguinte se não tiver água no fundo, corta-se e põe para secar.

 

Receita de cera

Ir Inês Zavarise (I.C.M) Belém Novo

1kg de cera ou 200gr

1 kg de parafina ou 200 gr

10 litros de querosene ou 2 litros

Modo de fazer: Derreter a cera e a parafina juntas, depois retirar do fogo e ajuntar um punhado de papel plástico fino(saquinho de carne) levar ao fogo novamente para derreter. Tirar do fogo para misturar a querosene, mexer por 15 minutos por aí. Deixar descansar 12 horas antes de usá-la. Fica muito legal.

Obs: Todo cuidado é pouco pois são produtos inflamáveis.

Sabão fervido

Receita da Pascila Ficagna e Clementina Ficagna

5 kg de sebo

18 litro de água

1kg de soda

1kg de breu

Modo de fazer: Ferver até que tudo estiver diluído.  Deixar descansar e no dia seguinte cortar em pedaços.

 

Divisão e constituição dos alimentos

Valor nutritivo: O alimento é uma das triviais necessidades do ser humano. Dividem-se portanto em:  a) plástico, b) energéticos, c) reguladores: São alimentos plásticos: água, sais minerais, proteínas (promovem e recuperam). São alimentos energéticos: o oxigênio, os hidratos de carbono e as gorduras (fornecem calorias) São alimentos reguladores. As vitaminas regulam as funções.

Alimentos Plásticos Água- elemento à vida. O homem adulto deve ingerir por dia mínimo 3 litros de líquidos, quer  contidos a forma de bebida ou nos alimento de origem vegetal ou animal.

Sais: Elemento necessário à vida. O homem adulto deve ingerir por dia, digo para a formação das células e o funcionamento dos órgãos 2 litros de água. São encontradas nas verduras, frutas em geral, carnes, vísceras etc.

Cálcio: Forma os ossos e dentes. É muito importante durante a gestação e a infância. A falta do cálcio pode determinar para de crescimento, lesões esqueléticas e cáries dentárias. Fontes: Leite e seus derivados, carurá, brócolis, couve, cacau, os sucos de frutas.

Ferro: O Ferro entra na formação dos nossos tecidos e assegura, sangue de boa qualidade, bastante vigor e um coração sadio. A falta de ferro provoca anemia. Fontes: Aveia, bacalhau, acelga, ervilha, espinafre, feijão preto, farinha de soja , patê de fígado, fígado de boi, ovos, músculos, lentilha, ameixas pretas, radici etc.

Fosforo: O fosforo desempenha ao lado do cálcio papel importante na formação dos tecidos do sistema nervoso e a memória. A falta de fósforo no organismo produz o esquecimento o nervosismo. Fontes: arroz, camarão, carnes, carnes em geral, castanha, feijão prêto, milho verde, nozes, leite, ovos, ervilha, lentilha, etc.

Iodo: O iodo, apesar de se encontrar no nosso organismo em quantidades significante não deixa de ser grande e ter seu valor no mesmo. Sua falta provoca o papo, além de outras moléstias do fator grave. Fontes: banana, fígado, peixes de qualquer espécies frutas e agrião, etc.

Cloreto de sódio ou sal – a falta prolongada provoca diminuição da atividade mental, náuseas e cansaço.

Proteínas: Restauram no organismo as células orgânicas necessárias para manter a vitalidade do homem. A falta provocará a destruição do organismo lenta ou brusca. As proteínas animais ou de alto valor ou ainda completa encontram-se: leite e seus derivados, ovos carnes, vísceras e miúdos. Vegetais, feijão seco, lentilhas, ervilhas, favas e soja. A soja é o único vegetal que contém  proteínas completas. As proteínas vegetais em combinação com os animais formam ótima fonte de alto valor nutritivo como: canjica com leite, espinafre com ovos, feijão com costela de porco, risoto com miúdos.

Alimentos energéticos

Oxigênio: Existe no ar, sem oxigênio não é possível a vida, por isso devemos manter as casas bem ventiladas.

Hidrato de carbono: Elementos geradores da energia. O combustível queimado quando exerce alguma atividade. Fornecedor de calorias. Falta: mau funcionamento do estomago, coração, intestinos e falta forças.

Fontes:  melado de cana de açúcar, beterraba, farinha de trigo, batata doce, batata inglesa, aipim, arroz, mel , pão, feijão preto, aveia, milho, centeio, etc. Nota: centeio é usado para diabetes no lugar de farinha de trigo

Gorduras:  Elemento de reserva de energia. Fornecedor de calorias. A falta das mesmas provoca irritabilidade no sistema nervoso e o mau funcionamento dos intestinos. Fonte: manteiga, banha, azeite, óleos e gordura em geral, vegetal, soja e abacate.

Alimentos que fornecem 100 calorias

Açúcar  2 colheres                Batata ½ xícara

Biscoito 4                               creme ¼ de xícara

Leite ½ xícara                        ovos 1

Pão 2 fatias regulares          queijo  1 fatia regular

Manteiga 1 colher                nozes 8

Vegetais verde qualquer tipo

 

Alimentos reguladores vitaminas

Nome dado a vários substâncias encontradas em muitos alimentos o que  são indispensáveis ao funcionamento normal do organismo, carbono em pequenas quantidades. São denominadas pelas letras:

 Vitamina A, sua falta durante muito tempo provoca perturbações múltiplas no organismo, como doenças nas vistas, distúrbios, respiratórios, afecção cutânea, no crescimento, e aborto. Fonte: manteiga fresca, gema, leite, cenoura, tomate, agrião, melão, abobora, pimentão, couve, mamão etc...

Vitamina B: também chamada de complexo B e divide-se em:

B1 – Sua falta provoca Biri-Beri ou poliomielite, paralisia dos pés e das pernas com um desgaste ou atraso, digo, atrofia dos músculos dos braços. Tendo resultado de perturbação dos nervos, que governam os braços e as pernas. Outro sintoma é o grande aumento do coração ou ainda dificuldade respiratória. A falta desta vitamina pode provocar perda de apetite, peso e o mau funcionamento dos órgãos digestivos. Fonte: ervilhas, laranjas, abacaxi, espinafre, batata, couve-flor, cenoura, uva, amendoim, leite, gema, carne e principalmente verdura.

Vitamina B2:  Promove crescimento e o impede a catarata. Sua flta origina doenças dos olhos, pele áspera e seca, sofrimento do aparelho digestivo. Fonte: Bife de fígado, nabo, espinafre, peras, ovos, cebola, abacaxi, ervilha, pimentão e leite.

Vitamina B6:

terça-feira, 24 de março de 2015

Receita de Norma C.C.C.Zanatta (caderno nº 2)


Norma C.C.C.Zanatta Caderno nº 2

Arroz

Ingredientes;

2 colheres de manteiga

3 xícaras de arroz

1 pedacinho de cebola, tempero  de Kure que vem da índia

1 colherinha de suco de limão

½ xícara de vinho branco

Leve tudo ao fogo e quando estiver pronto pode servir. Bom proveito

 

Fermento de batata inglesa

Norma Corbellini Zanatta

Ingredientes

2 batatas

 2 ou 3 colheres de açúcar

½ jarra de água

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador e deixar crescer, colocando dento de um vidro ou jarra para crescer. A 1º vez colocar uma colher de fermento de padaria e guardar na geladeira. 2º dia prepare fermento  para fazer o pão, só que não vai mais fermento de padaria “fleschamm”, ou outra marca.

Faça à noite; Pegar a bacia e colocar o fermento que está na jarra ¼  desse fermento, mexa bem, e deixar dentro da bacia, o resto que fica na jarra, coloque 1 colher de sal, 1 copo de açúcar, farinha de trigo, mexa bem até aqui que o fermento.

De manhã deve amassar o pão. Não muito duro, coloque nas formas. Colocar uma bolinha de massa dentro de um copo de água, quando a bolinha fica em cima da água, está pronto para enfornar. Tem que que bater com os dedos na forma para sentir o barulho toc, toc, e assim ou poderá  ser colocado no forno mas deixe 5 minutos aberto para crescer.

Obs: O sal e o açúcar, deve ser colocado conforme o gosto das pessoas.

 

Fermento de pão de batata inglesa (feito à noite)

Norma Corbellini Zanatta

1º - Pegue uma bacia grande, coloque dentro da bacia uma garrafa de água.

2º - Batatas grandes batidas no liquidificador.

3º - colheres de açúcar cristal, deixar esta bacia sobre a mesa para crescer bem.

4º - A tardinha tira-se 3 dedos daquele fermento, mexendo bem, colocando dentro do vidro que será o fermento na próxima vez (semente)

Somente a primeira vez vai uma colher de fermento comprado.

Modo de fazer:

1 - O fermento deve ser preparado à noite.

2  - Pegue uma concha e mexa bem o fermento, dai coloque o fermento (semente) no vidro para colocar na geladeira, será usado na próxima vez.

3 – O resto da água do fermento  que está na bacia, adicione  1 colher de sal, 1 copo de açúcar, e o resto do fermento do pão, farinha e faça bem mole, coloque uma tampa ou toalha para cobrir a bacia.

De manhã, já está o fermento feito a noite para o dia seguinte: Amassar o pão. Amasse não muito duro, mais ou menos, mole para colocar em forma. Faça o teste. Coloque uma bolinha da massa de pão, dentro de, um copo de água, quando esse sobe está pronto para colocar no forno. Deixe a porta do forno ou fogão aberta por 5 minutos, para crescer mais, após feche até  que o pão estiver cozido.

 

Fermento de cuca feito com fermento de batata inglesa

Norm Corbellini Zanatta

O fermento deve ser dividido em 4 partes.

1 – Fermento simples, água e o açúcar, batata batida no liquidificador. Feitos á noite .

2 – De manhã ao levantar renovar o fermento feito a noite com 2 batatas, ½ jarra de água, colocar farinha pouca farinha de trigo e deixar crescer até ao meio dia, à tarde depois do almoço amassar a cuca bem dura quase igual ao pão, um pouco mais mole.

À tarde perto da noite passar no cilindro 25 vezes, colocando nas formas, deixar a massa até o dia seguinte crescer, quando crescer ascenda o forno para cozinhar.  Colocar enfeites e cozinhar por 45 min.   Passar café  preto doce e depois farofa.

Coloque quentinho no frízer, e quando vai ser consumido tire do frízer, a cuca fica  como se tivesse tirado do forno.

 

Massa da cuca

8 colheres de sopa de banha derretida

3 ou 4 ovos

Sal 1 colher rasa

Nosnoscada ralada

Funcho, canela em pó

½ garrafa de água fervida

Funcho fervido somente a água

8 colheres de açúcar

3 colheres de fermento de batata

½ garrafa de Funcho fervido e coado.

Modo de fazer: faça igual a receita anterior

 

Mouse de chocolate

Este doce levar nata

4 copos de leite

10 colheres de açúcar

4 colheres de maisena desmanchada com leite frio

3 gemas

1 colher de manteiga

2 colheres de chocolate

Modo de fazer:  Misture tudo, fica um creme, coloque no forno e deixe cozinhar, tire e deixe esfriar um pouco, acrescentem um pouco de açúcar baunilha e nozes e ponha a gelar, junte 1 xícara de nata. Coloque numa forma molhada com água e o contorno com  molho de baunilha uma cereja ao lado

 

Abobrinha Fritada

Abobrinhas pequenas, cortadas em rodelas, por um pouco de sal.

Frigideira 1   de manteiga, frite e vire

Uma tigela a parte

3 ovos inteiros com sal

½ xicara de leite

2 colheres de queijo.

Bata um pouco com garfos e derrame em cima, e misture. Fica um tipo um tipo de tortinha e leve ao forno.

 

 

Flor de abóbora

Numa tigela faça uma pastela,

sal

1xícara de farinha

1 ovo

Manteiga

Fermento

½ xícara de leite

Fritar tudo numa frigideira

 

Bolo Majestoso

2 xícara de açúcar

1 xícara de manteiga

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de maisena

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento royal

1 ovo

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha a assar.

 

Bolo de maisena

2 ovos

2 xícara  de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara demaizena

1 xícara de leite

1 colher de sopa de manteia

1 colher de sopa de royal

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha a assar.

 

Bolo Garibaldina

2 ovos

3 xícaras de açúcar

4 xícaras de farinha

1 colher de manteiga

1 xícara de leite

3 colherinhas de royal

Essência de baunilha

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha a assado.

 

Bolinho de milho

3 xícara de farinha de milho

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de açúcar

1 ovo

Banha a vontade

 

Bolo

2 ovos

Farinha

½ xícara de leite

2 colheres de açúcar

½ colherinha de fermento royal

Modo de fazer: Misture tudo e ponha para assar

 

Doce de mel

3 ovos

1 xícara de mel

1 xícara de leite

2 xícaras de açúcar

1xícara de banha

1 colher salmonicaco

Chocolate a parte

Modo de fazer: mistura-se o mel e o açúcar a banha, bate-se os ovos e depois as outras ingredientes. Ponha para assar.

Bolo da Nelsa

4 ovos

2 xícara de farinha de trigo

2 xícara de açúcar

1 colher de água morna

Limão ralado

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha a assar.

 

Recheio de dentro

Pão ralado e queijo – guisadinho e bastante salsa, nosnoscada  ralada pimenta – 1 ovo uma pitada de sal.

Canudinhos

Farinha

Água

Sal

Misture tudo e faça os canudinhos, e ponha a fritar.

 

Pasteis

2 ovos

½ colher de banha

1 pitada de sal

1 pouco de leite

Farinha a vontade

Recheio

3 ovos fervidos

Guizado com tempero, açúcar e canela moída.

 

Merengue

1 kg de açúcar

1 dúzia de ovos

3 colheres de sopa de salmoniaco

 

Com porvilho

1kg de açúcar 

1 kg de porvilho

1 dúzia de ovos

6 colheres de sopa de Salmoniaco

 

Rosca

 Geni Brum

1 xícara de farinha de miho

1 xícara de farinha de trigo

1 punhado de sal

1 colher bem cheia de banha

Queimar a água quente ou coalhada de leite

1 ovo

Endurecer com polvilho até o ponto de ralar.

 

Biscoito comum

5 ovos

100 grs de banha

1 garrafa de leite

1 kg de açúcar

1 copo de água

Baunilha.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha para assar.

 

Biscoito de milho

3 xícara de milho

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1 ovo

Banha a vontade

Cortar em xadrez

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha para assar.

Bolo da Judite

2 xícara de açúcar

1 xicara de manteiga

4 ovos

1 xícara de leite

3 xícara de farinha de trigo

1 pacote de fermento royal ou 2 colherinhas.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha para assar.

 

Pudim

8 ovos

3 xícaras de açúcar

1 copo de sumo de laranja

1 colher (sopa) manteiga

1 xícara de farinha de mandioca.

Modo de fazer: Misture tudo e leve ao forno.

 

Roscas

 Norma F. M.

4 ovos

2 xícara de açúcar

1 colher de manteiga

2 xícara de leite

1 pitada de sal

Noznoscada

Um pouco de farinha de trigo o suficiente

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha para assar.

 Biscoitos

3 ovos

100 grs de banha

1 garrafa de leite

1 kg de açúcar

1 copo de água

Baunilha

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes e ponha para assar.

 

Biscoito

½ de farinha de trigo

1kg de açúcar

½ de  polvilho

200 grs de banha

5 ovos

Salmoniaco

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha para assar.

 

Merengue

Rosa F.C

½ kg de açúcar união

½ kg de polvilho

1 colher de salmoniaco

5 claras batidas em neve

 

Cucas de

Adelina A.

Limão ralado

8 ovos

Manteiga

200grs de banha

Leite

Farinha até dar ponto.

Modo de fazer: bata todos os ingredientes e ponha a cozinhar.

 

Cucas de Adelina

5kg de farinha

1 ½ de dúzia de ovos

1 ½ de açúcar

400 grs de manteiga  ou nata

2 colheres de sal

200 grs de fermento molhado

1 pacote de baunilha

Sal xícara de leite desnatado  em garrafa de água morna.

Modo

de fazer: bata todos os ingredientes deixar crescer  e ponha para assar.

 

Enfeite

Nata

½ xícara de açúcar

Canela em pó

Limão ralado

Bater: bater até não grudar nas mãos.

 

Biscoito

3 ovos

50grs de salmonico

50 grs de banha

½ garrafa de leite

1kg de açúcar

½ copo de água

Baunilha

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e faça uma massa consistente e  ponha para assar.

 

Pudim de leite de

Olga C. S.

1 litro de leite

8 ovos

4 colheres de farinha de trigo

2 colheres de maisena

1º colheres de açúcar

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e ponha a cozinhar.

 

 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Vinagre de maçã


 

Vinagre de Maçã


 

 

Para 100 litros de água

25 kg de  açúcar

25 Kg de maçã

 

Modo de fazer:

1-  cortar a maçã em 4 pedaços

2-  colocar junto com a água

3-  diluir desmanchar o açúcar

  1. mexer, misturar tudo
     
     
    60 dias ou mais – Filtrar (coar)
    Se desejar pode colocar uma porção de vinho tinto para dar cor.

Receita para a circulação, esclerose, contra-infeções, hipertensão e depurativo


Receita para circulação, esclerose, contra-infecões hipertensão depurativo.

5 limões (médio) com casca e sementes

30 dentes de alho (médio)

1 litro de água

Modo de fazer:

Passar tudo no liqüidificador. Após colocar na panela para ferver. Quando levantar a fervura desligar o fogo. Deixar esfriar, coar e colocar em vidros de nescafé com tampa. na geladeira em baixo.

Tomar 1 copinho de aperitivo (50 ml) ½ hora antes do café de manhã, ou ½  hora antes do almoço.

Quando terminar aguardar 8 dias e repetir a receita mais uma vez. Após repetir mais uma vez durante  o ano.

Essência de caroço de abacate


Essência de caroço de Abacate


Ingredientes:

½ copo de álcool cereal (75 ml) 32% graus

Meio copo de semente de abacate, sem pele ralada.

Modo de fazer:  Misturar muito bem e deixar durante 15 dias na geladeira. Filtrar ou coar e utilizar 15 gotas em administração sub-lingual, 3 vezes ao dia antes das refeições. Conservar na geladeira.

Indicações. O Glutation é o antioxidante extraído da semente de abacate, cuja função é combate o Stress Oxidativo envolvido nas doenças degenerativas tais  como  cancer, arterioescleros, imunodepressão, alergia, continum depressão-psicose esquizoafetiva-esquizofrenia, autismo e mal de alzheimer, agindo também na doença de Parkison e muitos distúrbios psicomotores. A organização mundial da saúde listou mais de oitenta doenças relacionadas com o Stress Oxidativo.

  • É uma boa fonte de Selênio.
  • Outra Fonte são castanha do Pára e Noses.
    A Castanha do Pára é boa fonte de Taurina

Batida para desintoxicar e eviatar osteoporose e obseidade


Batida para desintoxicar e evitar osteoporose e obesidade


 

Batida de verdura verde, mais uma maça com casca e semente e 2 colheres de mel.

Modo de fazer: Bater tudo no liqüidificador, guardar na geladeira. Tomar um copo de manhã e outro a noite.

 

                                   Irmã Lídia

Receita para manter a saúde


Receita para manter a saúde


 

5 cabeça de cebola roxa

3 cabeças de alho

½  Kg de mel

 

Modo de fazer: Picar e passar no liqüidificador e guardar na geladeira. Antes de usar mexer com uma colher.

Tomar: 1 colher de chá de manhã , ao meio dia e a noite.

                   

                           Irmã Lídia Heinen

Coelhos de mel ou bolachas


Coelhos de mel ou bolachas

 

2 kg de mel. Esquentar e tirar a espuma; deixar esfriar.

- misturar no mel 2 colheres de salamoníaco mais 1 colher de sopa de bicarbonato mais 5 colheres de sopa de banha mais 1 colher de sopa cravo esmagado mais 12 ovos.

-  Trabalhe, bata bem até que fica um pouco branco.

  • Deixar descansar por 2 ou 3 horas.
  • Coloque farinha até ficar uma massa delicada, não dura.
    Deixar ao menos descansar 24 horas. Pode-se deixar até 8 – 10 dias. Se a massa ficar mole demais pode-se acrescentar farinha na hora de fazer a bolacha, Fazer a bolacha bem grossinha; não abrir muito. Rende muito.
    - “Pode-se fazer também a metade da receita se quiser.”                      Irmã Lídia Fritzen

Antianêmico e fortificante


Antianêmico e fortificante


 

2 beterrabas grandes

3 cenouras grandes

Açúcar mascavo

 

Modo de fazer:
Cortar em rodelas e após colocar em um baldinho plástico, na forma de camadas. Uma camada de beterraba outra de açúcar mascavo e outra de cenoura, e repetir esta operação até terminar. Deixar em infusão durante 24 horas fechadas no baldinho.  Espremer e colocar num vidro bem fechado na geladeira. Tomar 3 vezes ao dia

Xarope e fortificante


 Xarope e Fortificante


 

1 cerveja preta malzebier

Açúcar mascavo

1 punhado de folhas de eucaliptos e guaco

 

Modo de fazer:

Misturar tudo e colocar a ferver até que dar um liquido consistente. Após o xarope  deve ser coado

Tomar antes das refeições: 2 ou 3 vezes ao dia.

Cálculos renal e visícula


Cálculos renal e vesícula

 

Espremer 3 limões num copo e completar com coca-cola.

Indicações:  Tomar em Jejum o conteúdo todo. Após 3  horas tomar o café. Repetir a receita 3 dias consecutivos.

Coquetel Universitário


Coquetel do Universitário

 

1 copo de açúcar cristal ou mascavo.

1 garrafa de vinho branco seco.

Completar com cascas de Bergamotas.

Modo de fazer: Misturar tudo e deixar 3 dias no escuro. Após tomar 1 copinho de 50 ml 3 vezes ao dia. Para ajudar a memória.

Refrigerante de Gengibre


 

Refrigerante de Gengibre

2 copos de limão                        Ir. Lídia Fritzen

1 copo de gengibre ralado

2 Quilos de açúcar cristal

18 litros de água ( filtrada)

 

Modo de fazer:  Cortar o gengibre bem fino ou ralar (lado mais grosso do ralador) misturar tudo muito bem, deixar descansar durante 4 dias. Tapar só com um pano. Depois de 4 dias misturar bem, coar e engarrafar. Está pronto para ser tomar.

Vinagre de de folha de pareira


Receita de Vinagre de Folha de Pareira

                  Norma C.C.C. Zanatta

1 Kg de folha de pareira

10 Kg litro de água

1 Kg de açúcar

 

Abaixar durante 20 dias

Após os 40 depois coar.

As ervas aromáticas de chás


As Ervas Aromáticas  de chás

 

A salsa é italiana

Que bom relembrar

Dá um sabor gostoso

Na mesa não pode faltar

 

A mangerona é alemã

Serve para fazer chá

Depois de refeição

O estômago vai precisar

 

A esva-do-bugre é brasileira

Seu uso como chá

Purifica o sangue e dá vida

Sua utilidade não pode faltar

 

A hortelão é uma chá

Contra a vermisose vai atuar

Ajuda as etnias ter saúde

Tem propriedades impar

 

O boldo é português

Que é um saboroso chá

Alivia das indisposições

Os enfarado vai libertar

 

A carqueja faz bem aos rins

E tudo volta a funcionar

Não tomes em excesso

Pois ela pode prejudicar

 

O bálsamo é alemão

Dele não posso falar

Tem belas propriedades

E o organismo vai ajudar

 

A tansagem e dos índias

Aqui veio para ficar

É anti-inflamátória

Das infeções vai curar

 

O guaco é um cipó

Que tem poder de curar

Liberta os pulmões

Das gripes via  liberar

 

Cebola é alimento

Que na mesa não pode faltar

Liberta da arterio-esclerose

O sangue vai purificar

Alho é muito rico

Sua propriedade quero exaltar

Quem fizer uso correto

Mais saúde sempre terá

 

Cipó-mil-homens

É rico em perfume aromático

Até insetos ele combate

Purifica o organismo e saúde dá

 

A malva é uma beleza

Vale a pena sempre usar

Alivia das dores fortes

Seu chá alivia  e podes tomar

 

O principio ativo das ervas ninguém pode negar

Têm alcalóides glegosidios, aromáticos

Óleo essência, bioflanonóides taninos

Mucilagem, na pastoral não pode falar

 

Há muitas chás que foram lembradas

De todas não dá para lembrar

Umas lembrei pelo uso

Outras são importantes em guardar.

 

 

Bagé, 14-09-2005  Frei Paulo Zanatta